Arte contemporanea na escola

POR:
professor

Objetivo(s) 

Ampliar as possibilidades expressivas e reflexivas no processo de construção da imagem contemporânea;

Contextualizar a arte contemporânea;

Observar com os educandos , através da leitura de imagem , as cores e as pinceladas que o artista Henri Matisse  utilizou na obra " Retrato de mulher com listra verde"

Conteúdo(s) 

Textos sobre Arte contemporânea;

Textos sobre vida e obra de artistas contemporâneos brasileiros e internacionais;

Obras famosas desses artistas;

Ano(s) 

Tempo estimado 

2 aulas

Material necessário 

Camera fotográfica.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

1º etapa (1 aula): iniciar com os educandos a contextualização sobre a corrente artística Contemporânea, bem como, a vida e as obras produzidas pelo artistas, através de aula expostiva e dialogada, com a apresentação de imagens das obras. Com posterior anotação no caderno.

2º etapa (1 aula): leitura de imagem da obra "Retrato de mulher com listra verde" com perguntas e respostas no caderno, estando atento as cores e as pinceladas utilizadas pelo artista. 

2ª etapa 


 

3º Etapa(1 aula): Criando esculturas vivas e fotografando: Em duplas pesquisar em livros ou internet outras obras da arte contermporânea, elaborar uma esposição das fotografias. Recriando diversas situações do cotidiano.

Avaliação 

  A avaliação deve será feita através da observação dos educandos durante a realização da atividade, estando o professor atento a dedicação por parte do educando, e o quanto ele conseguiu compreender sobre a corrente artística estudada.

Créditos: Marcelo Poletto Formação: Professor de Arte dos colégios Oswald de Andrade e Santa Cruz

Compartilhe este conteúdo: