Argumentação sobre sustentabilidade

POR:
professor

Objetivo(s) 

  • Participar de uma videoconferência, ou videochat, utilizando uma conversa informal.
  • Compreender o que é sustentabilidade.
  • Buscar soluções que possam ser aplicadas na nossa sociedade

Conteúdo(s) 

  • Compreensão e produção oral.
  • discutir ideias para solucionar problemas.
  • Expressão de opinião com argumentos.

Ano(s) 

7º, 9º

Tempo estimado 

7 aulas.

Material necessário 

Computador com internet e programa de videoconferência, como o Skype (faça o download e confira as configurações mínimas em skype.com/intl/pt/donwload/skype/windows).

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Preparação 
É essencial combinar com outro professor de Língua portuguesa as datas para a realização da videoconferência - a atividade deve envolver escolas ou turmas distintas.

1ª etapa 
Para apresentar o gênero conferência elaborar com os alunos uma lista de informações sobre o tema principal que vai ser discutido e perguntas que possam ser feitas no momento da conferência

2ª etapa Pesquisar em várias fontes sobre as várias vertentes que abrangem a questão da sustentabilidade.

3ª etapa Debater e buscar soluções para os problemas encontrados para, na conferência discutir com os outros alunos. 

4ª etapa Realizar a tele?conferência e os alunos deverão anotar as informações obtidas e o nome dos alunos com quem falou.

Avaliação 

Durante as videoconferências, observar problemas de pronúncia e de compreensão, abordando as principais dificuldades em futuras aulas. Observar durante todo o processo de pesquisa, debates, relatos orais, a participação e a compreensão dos alunos sobre tudo que foi estudado.

Créditos: Andrea Vieira Miranda Zinni Formação: Formadora de professores e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10 Créditos: Helena Andrade Mendonça Formação: Psicopedagoga e coordenadora de informática na escola Stance Dual, em São Paulo, SP.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias

Tags

Guias