Objetivo(s)
- Participar de uma videoconferência, ou videochat, utilizando uma conversa informal.
- Compreender o que é sustentabilidade.
- Buscar soluções que possam ser aplicadas na nossa sociedade
Conteúdo(s)
- Compreensão e produção oral.
- discutir ideias para solucionar problemas.
- Expressão de opinião com argumentos.
Ano(s)
7º, 9º
Tempo estimado
7 aulas.
Material necessário
Computador com internet e programa de videoconferência, como o Skype (faça o download e confira as configurações mínimas em skype.com/intl/pt/donwload/skype/windows).
Desenvolvimento
Preparação
É essencial combinar com outro professor de Língua portuguesa as datas para a realização da videoconferência - a atividade deve envolver escolas ou turmas distintas.
1ª etapa
Para apresentar o gênero conferência elaborar com os alunos uma lista de informações sobre o tema principal que vai ser discutido e perguntas que possam ser feitas no momento da conferência
2ª etapa Pesquisar em várias fontes sobre as várias vertentes que abrangem a questão da sustentabilidade.
3ª etapa Debater e buscar soluções para os problemas encontrados para, na conferência discutir com os outros alunos.
4ª etapa Realizar a tele?conferência e os alunos deverão anotar as informações obtidas e o nome dos alunos com quem falou.
Avaliação
Durante as videoconferências, observar problemas de pronúncia e de compreensão, abordando as principais dificuldades em futuras aulas. Observar durante todo o processo de pesquisa, debates, relatos orais, a participação e a compreensão dos alunos sobre tudo que foi estudado.
Créditos: Andrea Vieira Miranda Zinni Formação: Formadora de professores e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10 Créditos: Helena Andrade Mendonça Formação: Psicopedagoga e coordenadora de informática na escola Stance Dual, em São Paulo, SP.
Tags