Aproximação e estimativa de medidas

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

Estimar resultados de problemas que envolvem comprimento, capacidade e massa.

Conteúdo(s) 

Comprimento, capacidade e massa

Ano(s) 

Tempo estimado 

4 aulas

Desenvolvimento 

1ª etapa 

O desafio dos alunos será fazer estimativas recorrendo a cálculos aproximados de comprimento, massa e capacidade. Quantos tomates são necessários para obter 1 quilo? Alguns dirão que vai depender do peso da fruta. Se elas forem grandes e pesadas, talvez seis; se forem menores, oito. O raciocínio servirá para perceber que cálculos aproximados dependem de algumas condições. Forneça problemas para que a turma analise em que situações as estimativas podem ser mais ou menos precisas. Sugestões:

Quantas laranjas há em um pacote de 2 quilos?

Estimem e anotem: 
- O peso da própria mochila. 
- A altura da parede da classe. 
- A quantidade de água na jarra (ou outra vasilha que você poderá apresentar a eles). 
- A altura de uma árvore. 
- A distância entre o quadro-negro e o fundo da sala de aula.

2ª etapa 

Quantos degraus é preciso subir para chegar ao 2º andar da escola, considerando que cada um tem 25 centímetros de altura?

É possível um elefante pesar 30 hectogramas?

Quantas jarras de 2 litros enchem um balde?

Quantos litros de água cabem em uma piscina de 2 metros de comprimento, 1 metro de largura e 50 centímetros de profundidade?

Avaliação 

Pergunte aos estudantes se é possível estimar a quantidade do produto em cada uma das tarefas a seguir, ou se alguma delas exige a medida exata para ser bem realizada. Eles devem justificar a resposta: Cortar um vidro para colocar em uma janela. Cortar papel para encapar caderno. Cortar tecido para fazer uma camisa. Comprar refrigerantes para determinada quantidade de convidados de uma festa.

Créditos: Atividade adaptada da situação proposta no documento "Orientações didáticas para o ensino de medidas no Segundo Ciclo", do Governo da Província de Buenos Aires, Argentina, 2007

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