Objetivo(s)
- Desenvolver conhecimentos sobre a vida social.
- Conhecer diferentes meios de produção.
- Desenvolver a oralidade.
Conteúdo(s)
- Conhecimento sobre profissões e suas características, curiosidades e importância na sociedade.
- Planejamento de entrevistas.
- Utilização de linguagem oral.
- Escrita.
Ano(s)
Pré-escola
Tempo estimado
4 meses
Material necessário
- baú com instrumentos usados em diversas ocupações
- livros, jornais, revistas e internet para pesquisa
- sucata para a confecção dos uniformes
- retroprojetor datashow
- celular ou câmera para filmagem.
Organização da sala: em roda nos momentos de leitura e discussão.
Desenvolvimento
Faça uma roda de conversa e pergunte sobre os ofícios que a garotada conhece. Escreva o nome das profissões citadas exibindo-as no datashow. Em outra aula, apresente à turma o baú, tire os objetos de dentro dele e deixe que as crianças os relacionem com as ocupações listadas anteriormente. Em outro momento, mostre uma placa com a palavra fotógrafo, por exemplo, peça que todos tentem lê-la e desafie-os a buscar no acervo a ferramenta que ele usa para exercer a atividade.
Ajude a turma a elaborar um questionário para ser aplicado aos familiares sobre o que fazem e os detalhes de cada atividade. Reserve três ou quatro encontros para pesquisa em contos de fadas, jornais, revistas, obras de arte (Cândido Portinari e Tarsila do Amaral pintaram diversos trabalhadores rurais e urbanos) e sites para identificar as ocupações que aparecem nessas produções.
Comece a preparar o desfile. Todos devem observar as imagens disponíveis no material pesquisado e fazer desenhos de observação. Eles servirão de referência na hora de confeccionar as roupas. Convide os pais para participar de oficinas de fantasia. Dias antes da apresentação, proponha a elaboração de uma explicação para cada atividade. Faça a filmagem do desfile.
Desfile de uniformes
Convide os familiares e outras turmas para o evernto. Você mesmo pode ser o apresentador, descrevendo as roupas e lendo o texto sobre a ocupação e a importância dela para a sociedade.
Exibição do desfile para os alunos. Faça uma roda de conversa para que eles possam discutir sobre o que aprenderam sobre cada profissão, qual profissão e fonte de pesquisa gostaram mais de trabalhar, como foi o processo de confecção da atividade e sobre as diferença e semelhanças de cada meio de pesquisa utilizado.
Avaliação
No faz-de-conta, observe se as crianças enriqueceram o jogo simbólico e utilizaram o conhecimento adquirido.
Tags