APRENDENDO RITMOS E DANÇAS

POR:
professor

Objetivo(s) 

Desenvolver noções ritmicas, coordenação motora grossa, raciocinio rapido, atenção, percepção auditiva.

Conteúdo(s) 

- Estimular a atenção dos alunos atraves da escuta das letras das musicas.

- Vivenciar a expressão corporal e ritmica.

- Estimular a aprendizagem das partes do corpo.

- Desenvolver a criatividade e comunicação.

Ano(s) 

Pré-escola

Tempo estimado 

uma aula

Material necessário 

ambiente espaçoso, instrumentos, aparelho de som e pendrive com musicas.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Na primeira etapa será colocada a musica "cabeça, ombro, joelho e pé". As crianças devem utilizar as mãos para indicar a parte do corpo que é citada na musica. A ideia é que elas façam os gestos no ritmo certo.

2ª etapa 

Nessa etapa a atividade será apresentada a musica "sou eu assim sem você" e a coreografia dessa musica sera feita por algum voluntario (uma ou duas pessoas por vez). A coreografia dessa musica deverá ser imitada por toda a turma.

 

3ª etapa 

Por ultimo os alunos devem dançar e gesticular livremente pela sala enquanto ouvem a musica "é uma partida de futebol". Quando a musica parar eles devem ficar parados, como na brindadeira da estatua.

Avaliação 

A avaliação dos alunos sera feita com base na observação da desenvoltura de cada um em cada atividade.

Flexibilização 

Na segunda etapa aquele aluno que tiver deficiência visual, deve apenas criar a sua coreografia sem precisar imitar a coreografia dos outros colegas, no caso os outros colegas que deverão imitar a sua coreografia. Caso o aluno tenha dificuldade o professor pode pedir que um auxiliar de classe ou um coleguinha ajude o aluno na atividade. As outras etapas são totalmente acessíveis a esse publico.

Deficiências 

Visual

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias