Aprendendo os nomes próprios

POR:
professor

Objetivo(s) 

  • Diferenciar letras e desenhos.
  • Diferenciar letras e números.
  • Diferenciar letras umas das outras.
  • A quantidade de letras usadas para escrever cada nome.
  • Função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da escrita) etc.

Conteúdo(s) 

  • Leitura e escrita de nomes próprios

Ano(s) 

Tempo estimado 

4 horas

Material necessário 

  • Folhas de papel sulfite com os nomes dos alunos da classe impressos
  • Etiquetas de cartolina
  • Folhas de papel craft
  • Letras móveis

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Para iniciar o trabalho com o nome próprio, serão expostos na sala de aula o crachá de todos os alunos. Um por vez, será chamado para ir ao centro da sala e escolher o nome que para ele é o seu. Dando continuidade,cada aluno apresenta sua tarjeta e se apresenta para o grupo, dizendo o seu nome, onde mora, do que gosta, do que não, o que faz.. As tarjetas com os nomes serão fixadas na sala de aula. Distribuição de  tarejtas para que cada um escreva o seu nome do seu jeito. (Chame a atenção para as letras usadas, a direção da escrita, a quantidade de letras etc.)

Realização do bingo dos nomes. Distribuição de cartelas para que os alunos completem com os nomes expostos na sala de aula. A cada nome sorteado pelo professor, o  aluno busca-o na cartela e marca. Vence o jogo quem conseguir marcar corretamente os nomes chamados.

 

Avaliação 

Observação do avanço dos alunos acerca da escrita, sua ampliação no repertório das relações que estabelecem, interpretação da ecrita durante o tempo da atividade.        

Flexibilização 

(perda auditiva parcial, tem oralidade e está em fase de alfabetização) Dê oportunidade de o aluno escrever da maneira que consegue. Para o aluno saber melhor qual é o nome ditado, a professora pode pedir que cada aluno se levante quando seu nome for dito.

Deficiências 

Física

Créditos: Suzana Mesquita Moreira Formação: Professora, coordenadora pedagógica e formadora de professores

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias