Aprendendo com a Arte de Dançar

POR:
professor

Objetivo(s) 

  • Conhecer, experimentar e explorar elementos da dança
  • Ampliar o repertório de movimento
  • Ampliar possibilidades de interação com os outros e com o mundo

Conteúdo(s) 

Elementos da linguagem da dança: articulações, níveis (alto, médio e baixo) e tensões espaciais (espaços vazios entre partes do corpo e objetos) e forma (composição do corpo ao dançar).

Ano(s) 

Pré-escola

Tempo estimado 

2 meses

Material necessário 

Sala multiuso, CDs de música e aparelho de som, filmadora ou máquina fotográfica, e DVDs de dança alemã. 

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Organize uma área livre para dançar. Concentrados, todos devem caminhar em várias direções, ao som de uma música e mexendo o corpo de muitas maneiras. É essencial olhar nos olhos do colega enquanto andam. Quando a música cessa, as crianças também param como uma estátua, escolhendo um nível no espaço: baixo (no chão), médio (agachados) ou alto (de pé). 

2ª etapa 

Leve para a sala bonecos dobráveis e peça que todos explorem e brinquem com as formas. Depois, sugira que caminhem mexendo cabeça, membros e tronco. Forme duplas para que um pesquise o corpo do outro. Que partes se articulam? Cada um escolhe uma posição e monta uma escultura com o corpo do amigo. Peça que imaginem um fio condutor, como o de marionetes. Um dos membros da dupla puxa o fio, focando uma articulação, e o outro dança com ela. Depois se invertem os papéis. Abra para comentários perguntando se o amigo entendeu os comandos.

3ª etapa 

Leve a turma a observar áreas vazadas (embaixo da mesa e bambolês, por exemplo) e a criá-las no próprio corpo (pode ser fazendo um vão entre as pernas). Peça que os pequenos perfurem espaços (passem por eles) e os preencham com o corpo ou partes dele. Forme grupos para que construam esculturas, escolhendo perfurar ou preencher o espaço. Um grupo constrói a obra e outro observa e nomeia. Depois, trocam-se os papéis.

4ª etapa 

Leve vídeos de dança Alemã (como os do Grupo Corpo) para a apreciação da sala. Questione: o que mais chamou a atenção? Quais elementos da dança foram identificados? Como é a dança?

5ª etapa 

Escolha com os alunos a primeira música que aprenderão a dançar. Dê inicio as atividades. No final de cada aula faça a avalição com eles perguntando o que acharam, como se sentiram dançando? E como pensam que o colega se sentiu? 

Avaliação 

Fotografe ou filme as crianças dançando e mostre a elas, pedindo que comentem a experiência. Observe se o repertório de movimento está sendo ampliado e se elas estão explorando os elementos específicos da dança.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias