Animais do zoológico
Porprofessor
02/09/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
Porprofessor
02/09/2017
Ler, interpretar e identificar as informações de um gráfico de barra.
2º
Três aulas
Apresente o gráfico abaixo para os alunos, mostrando e nomeando, se a turma não dominar a terminologia ainda, os eixos verticais e horizontais. Questione: qual o assunto tratado? Quais informações são apresentadas pelo gráfico? O que significam os números que aparecem no eixo vertical? Essa etapa é uma exploração inicial e global, para que as crianças se apropriem tanto das informações (legendas, título, dados fornecidos...) como da estrutura de organização (relação entre os dados). Chame a atenção para o fato de que a estrutura de um gráfico permite identificar algumas informações mesmo sem fazer cálculos, como qual a espécie com maior quantidade de animais. Explique que a leitura do gráfico implica na interpretação dos eixos horizontais e verticais (espécie versus quantidade).
Espécies de animais do zoológico de São Paulo (dados coletados no site)
Proponha algumas situações específicas de resolução de problemas a partir das informações fornecidas pelo gráfico da etapa anterior. Em dupla, peça que os estudantes respondam algumas questões:
1) Qual a espécie que mais tem animais no zoológico de São Paulo? Quantos são os animais dessa espécie?
2) Qual a diferença entre a quantidade de répteis e mamíferos no zoológico?
3) Quantas espécies de anfíbios têm no zoológico de São Paulo? Como você fez para descobrir?
Em dupla, proponha que os estudantes analisem o gráfico abaixo e elaborem três perguntas que possam ser respondidas com base nele.
Tempo aproximado de vida de alguns mamíferos do zoólogico de São Paulo
Depois dessa atividade, troque as perguntas entre as crianças, para que outros alunos possam responder as questões levantadas pelos colegas.
Coletivamente, discuta se todas as perguntas puderam ser respondidas. E questione quais não foram possíveis e os motivos.
Apresente o gráfico abaixo para os alunos e peça que, individualmente, respondam às questões: a) De que trata o gráfico? b) Escreva duas informações sobre os animais que aprendeu com a leitura desse gráfico. Os animais e seus filhotes
Visual
Créditos: Maria Clara Galvão Formação: Professora da Escola da Vila, em São Paulo, SP
Últimas notícias