Análise ortográfica

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

  • Refletir sobre regularidades presentes nas conjugações de verbos, focando em três: o uso de OU para a terceira pessoa do singular no passado (perfeito do indicativo); a presença de R ao final dos infinitivos; e a colocação de AM e ÃO na terceira pessoa do plural, em verbos no passado e no futuro.
  • Oferecer condições que favoreçam a reflexão sobre as flexões verbais.

Conteúdo(s) 

  • Ortografia.

Ano(s) 

3º, 4º, 5º

Tempo estimado 

5 aulas.

Material necessário 

Cópias das três fábulas citadas nas etapas a seguir. Os textos estão no site do programa Ler e Escrever, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Separe, previamente, as três fábulas. Elas contemplam a utilização do OU no final dos verbos na terceira pessoa do singular, no tempo passado (perfeito do indicativo).

Organize os alunos em duplas produtivas. Lembre-se de que a reflexão sobre questões ortográficas é direcionada a estudantes com hipótese de escrita alfabética. Agrupe-os garantindo sempre a presença de alguém que lê com autonomia. Entregue a cada dupla uma cópia do primeiro texto: Assembleia dos Ratos. Leia primeiramente em voz alta, sem realizar paradas.

Em seguida, convide os alunos a uma segunda leitura. Peça que identifiquem palavras que representam verbos no passado com o apoio de um marcador de texto. Exemplos: QUEIXOU-SE, RECLAMOU, LAMENTOU, COMEÇOU, GRITOU, SUPLICOU.

Promova uma discussão sobre a pronúncia e o registro esperado desses vocábulos. A turma deve concluir que a fala pode nos levar a registrar Ô no final da palavra (RECLAMÔ, LAMENTÔ), enquanto a regra é usar OU.

2ª etapa 

Entregue às crianças cópias da segunda fábula: Os Dois Amigos e o Urso. Oriente-as a identificar os verbos com final OU. Reserve 15 minutos para a realização da atividade.

Discuta sobre as palavras que encontraram e liste-as no quadro. A turma deve destacar ATACOU, CHEIROU, VIROU, REVIROU, PERGUNTOU e FALOU. Mais uma vez, chame a atenção para essa regularidade ortográfica, comentando que os verbos no tempo passado, na terceira pessoa do singular, sempre terão OU no final.

3ª etapa 

Na terceira fábula, A Cegonha e a Raposa, retire os verbos CONVIDOU, PREPAROU, ACABOU, COLOCOU e CHEGOU. No lugar deles, deixe lacunas para ser preenchidas, colocando entre parênteses, ao lado de cada uma, os verbos no infinitivo (CONVIDAR, PREPARAR, ACABAR, COLOCAR e CHEGAR).

Leia o texto completo em voz alta e entregue a versão com espaços vazios às duplas, pedindo que preencham com os verbos no passado. Diga para se apoiarem nas discussões que tiveram nas etapas anteriores.

4ª etapa 

No quadro, realize a revisão coletiva da atividade. Direcione a atenção para as palavras colocadas nas lacunas. Espera-se que os alunos tenham se apropriado dessa regularidade ortográfica.

5ª etapa 

Amplie a discussão. Para tanto, retome a fábula Os Dois Amigos e o Urso. Apresente às crianças um quadro como o abaixo, com duas colunas. Na primeira, a turma deve preencher com o verbo como aparece no texto (ATACOU, CAIU etc.). Na segunda, tem de colocar o infinitivo (ATACAR, CAIR etc.).

Debata com a classe a utilização do R ao final dessas palavras. Os estudantes vão notar que existe aí uma regularidade: todo verbo no infinitivo termina em R, mesmo que esse som não seja pronunciado em algumas regiões do país.

6ª etapa 

Ofereça a tabela a seguir e explique que, nessa etapa, a proposta é flexionar os verbos na terceira pessoa do plural.

É importante que a classe note que palavras conjugadas no tempo passado têm terminação AM e no futuro ÃO.

7ª etapa 

Esta sequência pode ser usada como base para propor reflexões sobre outras questões ortográficas. Basta selecionar textos de diferentes gêneros que contenham as palavras que deseja que os alunos analisem. Lembre de direcionar a discussão para uma regularidade por vez.

Há também a opção de realizar a proposta com os textos dos próprios estudantes. É interessante verificar, nas produções que fizeram em outras sequências didáticas, os problemas de ortografia mais comuns. Com base neles, podem ser realizadas discussões específicas e focadas nessas palavras.

Avaliação 

Proponha que os alunos escrevam coletivamente as regras descobertas. A ideia é que eles as anotem em um cartaz e deixem em exposição na sala. Oriente-os a registrar também no caderno. Ao propor que a turma sistematize as normas, é possível avaliar a aprendizagem. Para saber mais SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Ler e Escrever: Guia de Planejamento e Orientações Didáticas - Professor 3º Ano. 7ª edição. São Paulo: FDE 2014. SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Ler e Escrever: Coletânea de Atividades 3º Ano. 7ª edição. São Paulo: FDE 2014.

Créditos: Claudia Mirandola Formação: Coordenadora do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino - Região Suzano, da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.

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