Análise de linha do tempo

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

- Desenvolver noções de duração e simultaneidade e comparar linhas do tempo.

Conteúdo(s) 

 

 

Ano(s) 

1º, 2º, 3º, 4º, 5º

Material necessário 

Linhas do tempo:
Opção 1 (item "Linha do Tempo Brasil")
Opção 2

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Providencie cópias das linhas para as crianças. Peça que, reunidas em duplas, observem como cada uma apresenta os dados (os nomes dos períodos da história do Brasil, o ano inicial e final de cada um deles e os símbolos que os representam). Socialize as informações encontradas e questione por que as linhas são diferentes. É esperado que todos notem que cada uma apresenta um período histórico e um recorte histórico próprios.

Avaliação 

Observe se os alunos percebem as várias possibilidades de periodizar a história do Brasil e se notam que, mesmo representados de maneiras diferentes, alguns tópicos falam dos mesmos eventos.

Flexibilização 

As informações da linha do tempo devem ser disponibilizadas em braile para o aluno com deficiência visual. Explique antecipadamente o que é uma linha do tempo e para que serve. A turma pode construir uma grande sequência, desde que os registros sejam táteis. Uma sugestão é utilizar fios de lã, por exemplo. Isso ajuda a criança a compreender a noção de cronologia. Os registros devem ser feitos em braile e com letras grandes, para crianças com baixa visão.

Deficiências 

Visual

Créditos: Jaime Baratz Formação: Mestre em Educação e docente da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias