Analisar anúncios
Porprofessor
02/09/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
Porprofessor
02/09/2017
Estudar textos não-verbais; analisar a estrutura da linguagem publicitária; identificar as estratégias das campanhas de publicidade; discutir o consumismo atual; e elaborar uma campanha publicitária utilizando os recursos aprendidos em aula.
4º, 5º
Introdução
A toda hora, propagandas veiculadas em outdoor, televisão, rádio, jornal, revista e internet convidam as pessoas a experimentar um determinado produto ou serviço. Esse é o objetivo da publicidade: convencer para conseguir consumidores.
As mensagens têm algumas características marcantes: são curtas, diretas e positivas. Os textos são escritos na forma imperativa e os slogans formados por uma frase, repetida com frequência. As imagens também têm grande destaque no discurso publicitário. O maior exemplo são os outdoors importante instrumento de persuasão. Espalhados pelas ruas das cidades, eles chamam a atenção pelo formato e pelas ilustrações.
Pergunte aos alunos quais anúncios publicitários de que eles se lembram. Peça que levantem hipóteses para explicar por que essas propagandas ficaram guardadas na memória e outras não. Depois faça com a turma uma seleção dos slogans mais famosos e populares e escreva no quadro.
Apresente, então, a ilustração com os anúncios de Dove, Coca-Cola e McDonald's. Para começar, destaque o anúncio de Dove. Mostre como o slogan foi elaborado com base em uma estratégia de raciocínio conhecida como silogismo. Na primeira fase dessa estrutura de pensamento, é apresentada uma frase absoluta e irredutível a premissa maior "O sol nasceu pra todas". Na segunda fase premissa menor , a mulher que lê o anúncio deduz que o sol nasceu para ela. Por último, a conclusão: se o sol nasceu para todas as mulheres, todas devem usar Dove, inclusive ela! Proponha que os alunos façam esse exercício de silogismo com os outros slogans levantados por eles.
Mostre, a seguir, outros recursos de linguagem que estão presentes no discurso publicitário:
Intertextualidade. O anúncio remete a canção, poema, ditado ou outro anúncio famoso.
Personificação. Características humanas são atribuídas a objetos e animais. Muito utilizada em campanhas direcionadas ao público infantil, como brinquedos e guloseimas.
Pronomes de tratamento da segunda pessoa. Exemplo: "Você não pode perder esta promoção!"
Vocativo. Exemplo: "Mãe, o shopping Aricanduva é show!"
Imperativo. Exemplo: "Compre já!"
Peça aos alunos para procurar em revistas e jornais outros anúncios que utilizem os recursos aprendidos.
Como metodo avaliativo, os alunos deverão analisar os outdoors na rua e escrever qual a proposta do produto e qual é o motivo de persuasão
Os deficientes auditivos poderão ouvir um propaganda na TV, ou rádio e realizar a avaliação descrita.
Auditiva
Últimas notícias