Analisar anúncios

POR:
professor

Objetivo(s) 

Estudar textos não-verbais; analisar a estrutura da linguagem publicitária; identificar as estratégias das campanhas de publicidade; discutir o consumismo atual; e elaborar uma campanha publicitária utilizando os recursos aprendidos em aula.

Ano(s) 

4º, 5º

Material necessário 

  • Cópia da ilustração do plano de aula
  • Revistas e jornais para coleta de anúncios publicitários
  • Cartolinas
  • Tintas
  • Lápis de cor
  • Cola
  • Revistas
  • outdoor

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Introdução

A toda hora, propagandas veiculadas em outdoor, televisão, rádio, jornal, revista e internet convidam as pessoas a experimentar um determinado produto ou serviço. Esse é o objetivo da publicidade: convencer para conseguir consumidores.

As mensagens têm algumas características marcantes: são curtas, diretas e positivas. Os textos são escritos na forma imperativa e os slogans formados por uma frase, repetida com frequência. As imagens também têm grande destaque no discurso publicitário. O maior exemplo são os outdoors importante instrumento de persuasão. Espalhados pelas ruas das cidades, eles chamam a atenção pelo formato e pelas ilustrações.

2ª etapa 

Pergunte aos alunos quais anúncios publicitários de que eles se lembram. Peça que levantem hipóteses para explicar por que essas propagandas ficaram guardadas na memória e outras não. Depois faça com a turma uma seleção dos slogans mais famosos e populares e escreva no quadro.


Apresente, então, a ilustração com os anúncios de Dove, Coca-Cola e McDonald's. Para começar, destaque o anúncio de Dove. Mostre como o slogan foi elaborado com base em uma estratégia de raciocínio conhecida como silogismo. Na primeira fase dessa estrutura de pensamento, é apresentada uma frase absoluta e irredutível a premissa maior "O sol nasceu pra todas". Na segunda fase premissa menor , a mulher que lê o anúncio deduz que o sol nasceu para ela. Por último, a conclusão: se o sol nasceu para todas as mulheres, todas devem usar Dove, inclusive ela! Proponha que os alunos façam esse exercício de silogismo com os outros slogans levantados por eles.

3ª etapa 

Mostre, a seguir, outros recursos de linguagem que estão presentes no discurso publicitário:

Intertextualidade. O anúncio remete a canção, poema, ditado ou outro anúncio famoso.

Personificação. Características humanas são atribuídas a objetos e animais. Muito utilizada em campanhas direcionadas ao público infantil, como brinquedos e guloseimas.

Pronomes de tratamento da segunda pessoa. Exemplo: "Você não pode perder esta promoção!"

Vocativo. Exemplo: "Mãe, o shopping Aricanduva é show!"

Imperativo. Exemplo: "Compre já!"

Peça aos alunos para procurar em revistas e jornais outros anúncios que utilizem os recursos aprendidos.

Avaliação 

Como metodo avaliativo, os alunos deverão analisar os outdoors na rua e escrever qual a proposta do produto e qual é o motivo de persuasão 

Flexibilização 

Os deficientes auditivos poderão ouvir um propaganda na TV, ou rádio e realizar a avaliação descrita.

Deficiências 

Auditiva

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias