Analisando personagens de uma narrativa
Porprofessor
02/09/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
Porprofessor
02/09/2017
7º, 8º, 9º
1 aulas.
Retomar com os jovens a estrutura básica de uma narrativa (espaço, narrador, tempo, enredo, personagem, tipo de discurso) e explique que vocês vão aprofundar o estudo sobre o personagem.
Mostrar a diferença entre as funções que podem ser desempenhada por ele: protagonista, antagonista ou secundário. Relembrar também a classificação quanto à evolução na narrativa: personagem plano (ou linear), que mantém o comportamento, e personagem redondo (ou esférico), que surpreende no desenrolar da trama.
Apresentar o título do texto a ser estudado: O Doido da Garrafae apresentar o autor. Incentivar a turma a realizar inferências sobre o texto somente com base no título. Por exemplo, O que seria um doido da garrafa? E que garrafa seria essa? Discutir essa e outras questões e montar um quadro com as opiniões.
Distribuir cópias do texto para os alunos e solicitar que leiam o material individualmente. Considerar a realização do momento da leitura em outro ambiente que não a sala de aula, como o pátio ou o jardim da escola. Encerrada a leitura, pedir que estudantes comentem o texto lido e retomem as questões sobre o título, que foram registradas no quadro anteriormente: quais inferências se confirmaram?
Dividir a classe em três grupos - cada um será responsável por analisar mais a fundo um personagem da história. Os alunos poderão escolher de qual grupo querem participar. Cada grupo irá ressaltar aspectos que podem ter muito a revelar sobre o personagem. Dentre eles, o jeito de falar e o vocabulário usado por ele e o comportamento de cada um.
Explicar que cada grupo disporá de um tempo para falar sobre o personagem escolhido. indo além das classificações estudadas anteriormentebuscando informações no texto. Instruir a buscarem pistas no modo de falar e no vocabulário deles, na forma com que se vestem, no temperamento, nas relações com os outros personagens...
Analisar se cada aluno foi capaz de ler com atenção e autonomia o texto selecionado, identificar e analisar os personagens, além de participar ativamente das discussões. É importante verificar também a qualidade das inferências feitas pelos estudantes e o quanto eles se prendem a características explícitas.
Créditos: Eliza de Almeida Formação: Professora da EE São João Batista, em Oliveira, a 159 quilômetros de Belo Horizonte.
Últimas notícias