Analisando personagens de uma narrativa

POR:
professor

Objetivo(s) 

  • Aumentar o repertório literário.
  • Ler textos pré-selecionados e analisar os personagens, identificando as características e a importância de cada um para a narrativa.

Conteúdo(s) 

  • Leitura de texto narrativo

 

Ano(s) 

7º, 8º, 9º

Tempo estimado 

1 aulas.

Material necessário 

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Retomar com os jovens a estrutura básica de uma narrativa (espaço, narrador, tempo, enredo, personagem, tipo de discurso) e explique que vocês vão aprofundar o estudo sobre o personagem.

2ª etapa 

Mostrar a diferença entre as funções que podem ser desempenhada por ele: protagonista, antagonista ou secundário. Relembrar também a classificação quanto à evolução na narrativa: personagem plano (ou linear), que mantém o comportamento, e personagem redondo (ou esférico), que surpreende no desenrolar da trama.

 

3ª etapa 

Apresentar o título do texto a ser estudado: O Doido da Garrafae apresentar o autor. Incentivar a turma a realizar inferências sobre o texto somente com base no título. Por exemplo, O que seria um doido da garrafa? E que garrafa seria essa? Discutir essa e outras questões e montar um quadro com as opiniões.

 

 

4ª etapa 

Distribuir cópias do texto para os alunos e solicitar que leiam o material individualmente. Considerar a realização do momento da leitura em outro ambiente que não a sala de aula, como o pátio ou o jardim da escola. Encerrada a leitura, pedir que estudantes comentem o texto lido e retomem as questões sobre o título, que foram registradas no quadro anteriormente: quais inferências se confirmaram?

5ª etapa 

Dividir a classe em três grupos - cada um será responsável por analisar mais a fundo um personagem da história. Os alunos poderão escolher de qual grupo querem participar. Cada grupo irá ressaltar aspectos que podem ter muito a revelar sobre o personagem. Dentre eles, o jeito de falar e o vocabulário usado por ele e o comportamento de cada um.

6ª etapa 

Explicar que cada grupo disporá de um tempo para falar sobre o personagem escolhido. indo além das classificações estudadas anteriormentebuscando informações no texto. Instruir a buscarem pistas no modo de falar e no vocabulário deles, na forma com que se vestem, no temperamento, nas relações com os outros personagens...

7ª etapa 
  • Apresentar as questões principais da narrativa O Doido da Garrafa chamando a atenção dos alunos para o parágrafo inicial do texto. "O que faz o personagem ser considerado doido pelas outras pessoas?" e "Quais atitudes ou gestos do personagem estão realmente fora do que a sociedade considera ¿normal¿ e quais são ¿comuns¿"? Instigar a perceberem as características apresentadas sobre os outros personagens do texto. Chamar a atenção ainda para as descrições metafóricas usadas para caracterizar o modo de vida do "doido da garrafa", como aparece no trecho: "Sentia uma paixão azul dentro do peito, desde criança, sempre que olhava o mar e orgulhava-se muito disso".

Avaliação 

Analisar se cada aluno foi capaz de ler com atenção e autonomia o texto selecionado, identificar e analisar os personagens, além de participar ativamente das discussões. É importante verificar também a qualidade das inferências feitas pelos estudantes e o quanto eles se prendem a características explícitas.

Créditos: Eliza de Almeida Formação: Professora da EE São João Batista, em Oliveira, a 159 quilômetros de Belo Horizonte.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias