Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Planos de Aula
02 de Setembro de 2017 Imprimir
5 4 3 2 1

Alfabetização: ouvir e ler um mesmo texto no computador

Por: novaescola

Objetivo(s) 

- Explorar o texto escrito para localizar as partes do texto ouvidas em áudio
- Utilizar o conhecimento construído sobre o sistema de escrita e a familiaridade com o gênero narrado para fazer o ajuste entre o texto que escuta em áudio e o texto escrito

Ano(s) 

1º, 2º, 3º, 4º, 5º

Tempo estimado 

Uma aula de 45 minutos que pode ser repetida em outros dias (com outros textos)

Material necessário 

- Computadores
- Fones de ouvido
- Arquivo de áudio com a narração da história apresentada ou livro digital da história
- Texto de um gênero com que os alunos tenham familiaridade, como um conto, uma fábula ou um texto informativo de natureza científica. Atenção: a condição didática desta atividade não é conhecer o texto de memória, e sim ter familiaridade com o gênero, ou seja, reconhecer a sua forma, a linguagem escrita, sua função comunicativa e o propósito leitor. Portanto, as crianças não devem decorar o texto antes de lê-lo. O desafio é explorar o texto escrito, lançando mão de todos os saberes disponíveis sobre o sistema de escrita e sobre os procedimentos de leitura para tentar descobrir o que não sabe

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Selecione um gênero com que seus alunos tenham familiaridade. Eles devem reconhecer os temas veiculados por ele, sua função comunicativa, sua forma composicional e expressões ou marcas linguísticas específicas dele. É condição didática que a turma já tenha participado de práticas de leitura envolvendo o gênero escolhido, de modo a reconhecer para que serve, a linguagem específica e o conteúdo temático. Para este plano de aula o gênero escolhido é o conto e o título é Chapeuzinho Vermelho.

Providencie uma gravação em áudio do conto escolhido (você pode gravar a leitura do texto e disponibilizar o arquivo para os alunos) e a mesma versão escrita em um arquivo de Word. Se possível, substitua ambos por um livro digital, que já conta com o áudio, o texto e as ilustrações, que são outro importante recurso usado pelas crianças. Organize-as individualmente para que cada uma tenha um fone de ouvido e um computador à sua frente. Se não houver computadores suficientes para todas, divida a turma em dois grupos. Enquanto um deles participa da atividade de leitura com o apoio dos computadores, o outro faz uma atividade alternativa, como a leitura de livros do acervo da sala de aula, jogos de que conheçam as regras e possam participar com autonomia e atividade de desenho.

Informe os estudantes sobre os procedimentos envolvidos na atividade de leitura: diga que os fones de ouvido estão conectados ao computador e que eles irão ouvir uma narração do conto Chapeuzinho Vermelho. Explique também que o conto escrito está na tela do computador e que, enquanto o escutam, deverão acompanhar pelo texto escrito. Eles precisam conhecer os comandos do computador para desligar e religar o áudio quando quiserem, assim como saber rolar o texto na tela. Desse modo, têm mais autonomia durante a atividade. Informe o grupo que o desafio da atividade é acompanhar no texto escrito o que ouvem em áudio e que podem interromper a gravação quando quiserem para se localizarem na tela. Diga que todos podem pedir ajuda quando necessário e que o mais importante é explorar o texto, localizando as partes do áudio no texto escrito.

2ª etapa 

Proponha que as crianças iniciem a audição do texto narrado e observe se estão conseguindo rolar o texto na tela. Para quem parece não estar acompanhando o texto escrito, peça que interrompa o áudio e pergunte onde está no texto a parte que está ouvindo. Caso o aluno não identifique, retome com ele um trecho inicial do áudio e proponha que acompanhe com o texto escrito. É possível também pedir que localize nomes ou expressões mais familiares para que possa seguir explorando o texto com mais autonomia. Por exemplo: Era uma vez uma menina cujo pai era lenhador numa floresta enorme. Ela sempre usava uma capa com capuz de lã vermelha, feita por sua mãe. Por isso, era conhecida como Chapeuzinho Vermelho.

Depois de ouvir esse trecho inicial, pergunte onde termina essa parte no texto escrito. Caso o aluno não tenha acompanhado, pergunte onde está escrito Chapeuzinho Vermelho e mostre que as palavras conhecidas ajudam na localização do texto.

Para quem está participando da atividade com mais autonomia, é possível perguntar sobre a parte que está lendo e pedir que justifique. Para isso, os alunos são convocados a uma nova reflexão sobre a escrita. A proposta é que as crianças explorem o texto escrito e que, com autonomia, possam retomar partes dele, interromper o áudio nos momentos que consideram necessários para ajustarem melhor a leitura ou possam lê-lo de uma vez só.

3ª etapa 

Depois que todos tiveram a oportunidade de ouvir todo o conto narrado e de você realizar intervenções com alguns, proponha que relatem como foi a experiência, isto é, que contem como acompanharam o texto, se conseguiram lê-lo até o fim enquanto ouviam e se algumas palavras ou nomes ajudaram como pistas para se localizarem. Caso tenha dividido o grupo, faça a troca para que todos tenham a oportunidade de participar dessa situação.

A atividade pode ser repetida com outros textos. À medida que as crianças tiverem mais domínio dos comandos do computador, elas poderão focar mais a atenção no texto escrito, tentando acompanhar o áudio com a escrita a sua frente.

Avaliação 

Registre suas observações sobre a participação dos alunos, especialmente sobre o grau de autonomia com que participaram da atividade e as reflexões e justificativas apresentadas por eles. Anote também quais foram as intervenções mais importantes para que refletissem sobre o texto escrito e coordenassem o áudio com o texto. Essas observações são fundamentais para o planejamento das atividades que virão a seguir.

Créditos: Beatriz Gouveia Formação: Coordenadora de projetos do Instituto Avisa Lá e professora da Pós-Graduação em Alfabetização do Ise Vera Cruz, em São Paulo.

Tenha acesso a conteúdos e serviços exclusivos
Cadastre-se agora gratuitamente
Cadastrar