Alfabetizaçao atraves da leitura

POR:
professor

Objetivo(s) 

  • Refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita.
  • Acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito e onde (seleção, antecipação e verificação).
  • Usar o conhecimento sobre o valor sonoro das letras.
  • Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos.
  • Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras.
  • Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras.
  • Identificar semelhanças sonoras em sílabas.
  • Reconhecer que as sílabas variam quanto às suas composições.
  • Perceber que as vogais estão presentes em todas as sílabas.
  • Ler, ajustando a pauta sonora ao escrito.
  • Incentivar os alunos para o desnvolvimneto do gosto pela leitura, reconhecendo-a como uma fonte essencial para produzir textos.
  • Aprender procedimentos de leitor em situação de estudo.
  • Aprender características dos textos sabendo reconhecer, organizar e utilizar nas produções os recursos linguísticos presentes no texto.
  • Refletir sobre o funcionamento do sistema de escrita.

Conteúdo(s) 

Leitura de textos proposto no livro.

Escrita de palavras

Leitura das palavras escritas

Lista das palavras - 

Leitura da lista de palavras com interveções que levem as alunos a refletir sobre o sistema de escrita alfabética

Escrita de fases e textos -

 

 

Ano(s) 

1º, 2º

Tempo estimado 

Uma aula de 30 minutos em dias alternados aos de atividades de escrita, durante todo o ano.

Material necessário 

 

 

Enciclopédias, dicionários ilustrados, vídeos e revistas especializadas.

Folhas de sulfite

Fita crepe

Canetas hidrográficas

cartolina

Textos poéticos (parlendas, poemas, quadrinhas e canções).

Videos,

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Selecionar textos;videos sobre alfabetizaçao;historias em quadrinhos;

2ª etapa 

Estimular a identificação da palavra-chave no texto. 

Promover o estudo da letra

Avaliação 

Registre suas observações sobre a participação dos pequenos: quais foram as pistas utilizadas e como eles justificaram escolhas. Anote também quais foram as suas intervenções mais importantes para a orientação da turma. Essas observações são fundamentais para o planejamento das atividades que virão a seguir. Analise se os alunos aprenderam alguns procedimentos de estudo, como grifar, destacar e localizar informações relevantes e se avançaram em suas conceitualizações sobre o funcionamento do sistema de escrita.  

Flexibilização 

1ª etapa O aluno pode ler o texto em casa, pedindo auxílio de leitura aos pais, para que possa se antecipar na memorização dos textos. 2ª etapa Adapte uma prancha de apoio para que o texto fique visualmente acessível.  3ª etapa Forneça o texto em tamanho amplo para facilitar a indicação das palavras com o dedo. Ajude-o caso ele encontre dificuldade em realizar a tarefa.   

Deficiências 

Intelectual Física

Créditos: Beatriz Gouveia Formação: Coordenadora do Programa Além das Letras, do Instituto Avisa Lá, e assessora em Educação, de São Paulo.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias