Objetivo(s)
- Refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita.
- Acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito e onde (seleção, antecipação e verificação).
- Usar o conhecimento sobre o valor sonoro das letras.
- Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos.
- Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras.
- Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras.
- Identificar semelhanças sonoras em sílabas.
- Reconhecer que as sílabas variam quanto às suas composições.
- Perceber que as vogais estão presentes em todas as sílabas.
- Ler, ajustando a pauta sonora ao escrito.
- Incentivar os alunos para o desnvolvimneto do gosto pela leitura, reconhecendo-a como uma fonte essencial para produzir textos.
- Aprender procedimentos de leitor em situação de estudo.
- Aprender características dos textos sabendo reconhecer, organizar e utilizar nas produções os recursos linguísticos presentes no texto.
- Refletir sobre o funcionamento do sistema de escrita.
Conteúdo(s)
Leitura de textos proposto no livro.
Escrita de palavras
Leitura das palavras escritas
Lista das palavras -
Leitura da lista de palavras com interveções que levem as alunos a refletir sobre o sistema de escrita alfabética
Escrita de fases e textos -
Ano(s)
1º, 2º
Tempo estimado
Uma aula de 30 minutos em dias alternados aos de atividades de escrita, durante todo o ano.
Material necessário
Enciclopédias, dicionários ilustrados, vídeos e revistas especializadas.
Folhas de sulfite
Fita crepe
Canetas hidrográficas
cartolina
Textos poéticos (parlendas, poemas, quadrinhas e canções).
Videos,
Desenvolvimento
Selecionar textos;videos sobre alfabetizaçao;historias em quadrinhos;
Estimular a identificação da palavra-chave no texto.
Promover o estudo da letra
Avaliação
Registre suas observações sobre a participação dos pequenos: quais foram as pistas utilizadas e como eles justificaram escolhas. Anote também quais foram as suas intervenções mais importantes para a orientação da turma. Essas observações são fundamentais para o planejamento das atividades que virão a seguir. Analise se os alunos aprenderam alguns procedimentos de estudo, como grifar, destacar e localizar informações relevantes e se avançaram em suas conceitualizações sobre o funcionamento do sistema de escrita.
Flexibilização
1ª etapa O aluno pode ler o texto em casa, pedindo auxílio de leitura aos pais, para que possa se antecipar na memorização dos textos. 2ª etapa Adapte uma prancha de apoio para que o texto fique visualmente acessível. 3ª etapa Forneça o texto em tamanho amplo para facilitar a indicação das palavras com o dedo. Ajude-o caso ele encontre dificuldade em realizar a tarefa.
Deficiências
Intelectual Física
Créditos: Beatriz Gouveia Formação: Coordenadora do Programa Além das Letras, do Instituto Avisa Lá, e assessora em Educação, de São Paulo.
Tags