Objetivo(s)
- Identificar a distribuição de água no planeta e especialmente no Brasil, os fatores naturais e sociais que interferem na sua abundância e escassez, tendo em vista o consumo humano e a má gestão dos recursos hídricos.
- Reconhecer e analisar práticas e situações que comprometem a disponibilidade de água no Brasil e examinar propostas para o uso sustentável do recurso.
Conteúdo(s)
- Água - distribuição e disponibilidade na superfície terrestre
- A situação do Brasil
- Usos da água
- Sustentabilidade do recurso
- Gerenciamento da distribuição da água no Brasil, especialmente nas regiões mais atingidas atualmente com a seca.
Ano(s)
6º, 7º, 8º, 9º
Tempo estimado
1 mês
Material necessário
Planeta Sustentável
Desenvolvimento
Introdução
A escassez tem levado a disputas e conflitos pela posse e pelo uso da água em diferentes regiões do globo, um quadro que tende a se agravar. Notadamente no Brasil, objeto principal da pesquisa, tem-se convivido com a possibilidade de um colapso na distribuição da água decorrente do desabastecimento dos principais sistemas de captação e dos mananciais. Conhecer este trajeto da água até as torneiras das casas, as razões dessa escassez e o gerenciamento da distribuição é o objetivo principal da presente pesquisa.
Como é a distribuição e a disponibilidade da água no mundo? Quais as áreas que convivem com abundância ou escassez dela? No Brasil, como é a situação? E na cidade em que vivem os alunos, há oferta adequada de água? Qual é a situação dos mananciais e cursos d'água que abastecem a localidade? Esse é o ponto de partida.
A pesquisa será interdisciplinar e será desenvolvida pelos professores em forma de seminários, apresentação de trabalhos, produções textuais e artísticas e outros escolhidos pelos docentes e que mais se adaptarem à condução pela disciplina do tema em todos os anos da escola, além de culminar com a apresentação dos trabalhos no dia 23 de março, dia mundial da água.
Avaliação
A avaliação da pesquisa será baseada na participação dos alunos em todas as etapas propostas pelos professores durante o desenvolvimento do processo e contará no cômputo de seu conceito do bimestre. Bibliografia Ambiente Brasileiro: 500 Anos de Exploração dos Recursos Hídricos, Aldo Rebouças, em Patrimônio Ambiental Brasileiro, Wagner C. Ribeiro (org), Edusp, tel. (11) 3091-2911. Atlas do Brasil: Disparidades e Dinâmicas do Território (ver em especial o Capítulo 3 - O Meio Ambiente e sua Gestão, que trata das águas no Brasil), Hervé Théry e Neli Mello, Edusp. Como Fazíamos Sem...Água Limpa, Bárbara Soalheiro, Panda Books, tel. (11) 2628-1323. Internet Comitês de bacias hidrográficas Quais são os órgãos encarregados de fazer o gerenciamento dos recursos hídricos no Brasil? Quais são suas principais atribuições? Quem participa deles? O que são e o que fazem os Comitês de Bacias Hidrográficas? Relatório das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos Informe com os principais pontos do relatório, indicando a questão da governança da água.
Créditos: Roberto Giansanti Formação: Professor de Geografia, autor de livros didáticos para Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos e consultor educacional
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