Água: Economizar x Desperdiçar

POR:
professor

Objetivo(s) 

Proporcionar a turma a compreender que a água é um recurso escasso no planeta e que o uso irresponsável desse recurso pode prejudicar a sobrevivência dos seres vivos. Alertar o desperdício de água no mundo.

Conteúdo(s) 

  • Água: usos, economia e desperdício;
  • Natureza e sociedade.

 

Ano(s) 

Pré-escola

Tempo estimado 

20 à 30 minutos

Material necessário 

  • Cartolina  para a confecção de cartazes,
  • copo plástico pequeno,
  • cola,
  • recortes de jornais e revistas sobre economia e desperdício de água,
  • vídeo: turma da mônica- economizar água. 

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Introdução

-Formar uma roda e abortar o assunto: a importância da água e o desperdício. É difícil encontrar alguém que não goste de brincar com água, seja na piscina, no mar, no rio ou até no quintal de casa. Pode ser que briguem para entrar no banho – mas só até elas perceberem que brincar dentro no chuveiro também pode ser uma delícia. Mas aí mora um grande problema: a água não é brinquedo e não pode ser desperdiçada. 

 

 

2ª etapa 

-Apresentar o vídeo: Turma da Mônica - Economizar água.

-Ilustrar o copo de plátstico com água e ressaltar a importância da água em todos os momentos. 

 

3ª etapa 

-As imagens serão distribuídas para da criança. Conforme as questões abordadas, as crianças farão a colagem das imagens que representam situações domésticas de economia e desperdício de água nos cartazes.

Avaliação 

-Identificar que algumas atividades humanas provocam o desperdício da água e que essa perda deve ser evitada. -Analisar o material produzido na aula em relação ao consumo de água, como fechar a torneira ao escovar os dentes, não deixar a água correr à toa ao lavar as mãos e corrigir uns aos outros caso presenciem algum tipo de desperdício.      

Créditos: Marcos David Muhlpointner Formação: Professor de Ciências do Ensino Fundamental I e II do Colégio Itzhok Leibush Peretz, em São Paulo

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias