AGENDA TELEFÔNICA DA TURMA EJA

POR:
professor

Objetivo(s) 

- Refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita
- Refletir sobre a ordem alfabética

Conteúdo(s) 

- Sistema de escrita alfabético

Ano(s) 

3º, 4º

Tempo estimado 

4 aulas

Material necessário 

Alfabeto, tarjetas de cartolina e folhas pautadas com uma letra do alfabeto em cada

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Iniciar a conversa perguntando o que os alunos fazem quando precisam ligar para alguém. Quem consegue fazer isso sozinho? Quem precisa de ajuda? O que é mais difícil: encontrar o nome da pessoa ou entender e discar corretamente o número do telefone? Quem da turma possui agenda?

Explicar que é importante manter registrado o número de contato dos colegas da turma e também do educador, caso precisem avisar sobre alguma eventual ausência ou outro assunto. Para isso, apresente a proposta de fazer uma agenda telefônica da turma da EJA.

2ª etapa 

Solicitar que escrevam o nome de cada aluno da turma nas tarjetas, revezando a vez de quem escreve. 

3ª etapa 

Depois que os grupos terminarem de escrever todos os nomes, solicitar que confiram com o "dono" do nome se a escrita está correta e que façam alterações que forem necessárias.

Em seguida, mostrar uma agenda telefônica para os alunos e perguntar como as informações estão organizadas. Mostra as letras expostas nas laterais da agenda e pergunt se eles sabem o que isso significa. Assim que as relacionarem com a ordem alfabética, indicar  aos estudantes que consultem o alfabeto da classe, que deve estar bem visível.

Esperar um tempo para que os grupos tentem classificar os nomes. Depois, pedir para que escrevam na lousa os nomes na ordem alfabética, discutindo nome por nome, com perguntas como: "Há mais alguém que começa com A, como o Seu Antônio?" Se houver nomes que se iniciam do mesmo modo, aproxime com as tarjetas um nome do outro e ajude-os a entender que o critério de quem vem primeiro é a próxima letra ou, se forem iguais, a primeira do segundo nome. 

4ª etapa 

Com lista em ordem alfabética, promover uma leitura dos nomes, solicitando que localizem alguns como se fossem consultar uma agenda: "Se eu quiser falar com a Dona Joana, onde devo procurar? E o Seu Francisco?"

5ª etapa 

Pedir que cada um fale o seu número de telefone para que seja registrado próximo ao nome. Em seguida, entregar  uma folha com linhas para cada letra do alfabeto e solicitar que façam a cópia dos nomes e números dos colegas, respeitando a ordem. Orienter a turma  a montar as agendas com grampeador e a fazer uma capa.

Avaliação 

Produto final Agenda telefônica da turma da EJA. Avaliar cada aluno com base nos seguintes aspectos: identifica os nomes dos colegas? Reflete sobre a posição e a ordem das letras que compõem os nomes? A observação desses pontos auxilia a definir os agrupamentos para as próximas atividades, quando podem ser mesclados estudantes de níveis diferentes.

Compartilhe este conteúdo: