Adição e Subtração

POR:
professor

Objetivo(s) 

  • Resolver problemas de adição e subtração com incógnita em diferentes lugares do enunciado

Conteúdo(s) 

Problemas envolvendo a ideia de composição de medidas com incógnita em uma das medidas.

Ano(s) 

2º, 3º

Tempo estimado 

5 dias

Material necessário 

Cópias da tabela abaixo.

Desenvolvimento 

1ª etapa 
Proponha alguns problemas envolvendo a ideia de composição. 


 
Clara adora bichos de pelúcia. Sua coleção tem 14 bonecos no total, mas alguns deles estavam sujos e foram para a máquina de lavar. Se em cima da cama de Clara há 9 bichos de pelúcia, quantos foram lavados? 



João quer desenhar uma borboleta bem colorida, mas só pode usar canetinhas do seu estojo porque estão sem tinta. Quantas canetinhas há, ao todo, na caixa de João?

 

Clara está passeando no jardim,  vê 3 borboletas voando e 7 borboletas pousadas na grama. Quantas borboletas Clara vê ao todo?

 

Augusto tem 5 carrinhos azuis e 4 carrinhos amarelos. Quantos carrinhos Augusto tem ao todo?

 

Maria abriu a geladeira e viu 17 peras. Se Maria abrir  a geladeira amanhã e ver apenas 5 peras. quantas peras irão faltar?

 

 

 

2ª etapa 


"No Cinema Central, há 150 poltronas para o público. Quantas foram ocupadas e quantas ficaram vazias na última sessão de cada dia da semana?"

Peça que os alunos anotem como chegaram aos resultados. Ajude a turma a entender a disposição dos números na tabela antes do cálculo e deixe-os com esta questão: se a sala tem 150 lugares, a soma das cadeiras disponíveis pode ser maior do que esse número?

 

 

3ª etapa 

Faça uma redação sobre o filme que você mais gostou.

Em seguida peça para eles lerem em voz alta.

 

Avaliação 

Problemas como esses colocam diante dos estudantes a possibilidade de utilizarem estratégias variadas do campo aditivo. Alguns alunos podem resolver usando a adição, completando com a quantidade necessária para chegar ao resultado, outros também podem pensar na utilização da subtração como uma forma de elucidar o desafio. Cabe a você organizar uma discussão em torno dessas formas de resolução - nenhuma está equivocada - e depois proponha outros problemas como estes para verificar se seus alunos fazem uso das estratégias discutidas.  

Créditos: Atividade adaptada de propostas da educadora argentina Patricia Sadovsky

Compartilhe este conteúdo: