Objetivo(s)
- Discutir a importância do mapa e suas informações;
- Trabalhar as noções de perto e longe;
- Estimar distâncias entre a cidade em que se vive e outros pontos.
Conteúdo(s)
- Leitura e decodificação de símbolos cartográficos;
- Identificação de topônimos (nomes próprios de lugares).
Ano(s)
3º
Tempo estimado
3 aulas
Material necessário
- Lápis preto e de cor
- Borracha
- Papel
Desenvolvimento
Pergunte aos alunos se conhecem o mapa do Brasil e fale sobre a utilidade dele. Peça que cada estudante desenhe o próprio mapa do país.
Apresente o mapa político do Brasil. Exercite a decodificação dos símbolos cartográficos (letras maiúsculas para estados, letras de diferentes tamanhos conforme a população da cidade). Ajude-os a localizar onde vivem.
Trabalhe a noção de perto e longe com perguntas. Qual é a capital mais distante de onde estamos? E a mais próxima? Estamos longe do litoral?
Peça que os estudantes comparem seus desenhos iniciais com o mapa político. Fale sobre o nome oficial do mapa e explique que ele revela as informações básicas que um cidadão precisa saber para se localizar e se deslocar pelo país.
Avaliação
Avalie o envolvimento e a produção dos alunos no desenho inicial e nos debates. Exatidão nas respostas não é fundamental, mas sim a criação de raciocínios espaciais.
Créditos: Julia Pinheiro Andrade Formação: Professora e formadora nas áreas de Geografia e Iniciação à Pesquisa da Escola Castanheiras, em São Paulo.
Tags