Adaptação de leitura e interpretação de tabelas nutricionais
Porprofessor
02/09/2017
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Jornalismo
Porprofessor
02/09/2017
3º
Três aulas
Peça aos alunos que tragam de casa embalagens de alimentos como macarrão instantâneo, biscoito, gelatina ou caixas de sucos. Se achar conveniente, você pode sugerir que tragam comidas que geralmente consomem no recreio. É melhor que os pacotes sejam pequenos para facilitar a análise que será proposta a seguir. Diga às crianças que elas vão analisar os dados de informação nutricional dos pacotes de alimentos. Por essa razão, o pacote deve estar preservado. Para essa primeira situação é necessário que cada aluno tenha uma embalagem em mãos.
Organize a turma em grupos e peça que comparem as Tabelas de informações nutricionais das embalagens disponíveis. Para conduzir a análise, faça perguntas como: quais dados mais chamam atenção? Os números das porções são muito diferentes? Qual é o alimento com maior valor energético? Há algum número que se repete em todas as embalagens? A finalidade dessa pergunta é chamar a atenção dos alunos para o "Valor diário de referência", informação que costuma aparecer em todos os alimentos industrializados.
Socialize as descobertas dos grupos e anote em um cartaz suas conclusões. O uso social das informações permite aos alunos recorrer a conhecimentos extraescolares como apoio. Por isso, não deixe de acolher e valorizar os comentários que aparecem no debate. Selecione contraexemplos, sugira que retornem às tabelas para validarem suas interpretações e ofereça novas informações.
Proponha a comparação entre o tamanho e o peso de uma porção com a quatidade que realmente vem no pacote. É comum que as embalagens contenham várias porções. Uma possibilidade é selecionar um exemplo dentre as tabelas disponíveis para calcular coletivamente. Por exemplo:
A tabela abaixo traz a informação nutricional do pão de forma. Se uma pessoa comer quatro fatias, quantos gramas de Carboidrato estará ingerindo? E de Sódio?
A tabela acima traz a informação nutricional de um biscoito recheado. Você pode utilizar esta ou alguma outra de sua preferência e mudar as perguntas conforme sua escolha
Discuta coletivamente as perguntas da etapa anterior. Todas puderam ser respondidas? Quais exigiam cálculos? Quais foram as estratégias de cálculo utilizadas? Os alunos usaram caminhos semelhantes? Quais questões geraram dúvidas? Como podemos ter certeza de quais respostas estão corretas? Ouça com atenção os comentários dos alunos e faça intervenções quando necessário.
Verifique que procedimentos passaram a ser utilizados pelos estudantes para localizar e interpretar os dados das tabela. Esses resultados serão importantes no planejamento das próximas aulas e na definição das intervenções. Peça também que respondam individualmente: O que aprendemos fazendo a leitura das tabelas nutricionais dos alimentos? Que dicas você daria para um colega que quisesse aprender como encontrar as informações importantes nesse tipo de tabela? A partir das respostas nas atividades e dos comentários nas rodas de conversa observe se o grupo conseguiu ler e identificar as informações nos rótulos de alimentos.
Créditos: Ana Clara Bin Formação: Professora de Matemática da rede municipal de São Caetano do Sul (SP)
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