Adaptação de Introdução à eletricidade
Porprofessor
02/09/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
Porprofessor
02/09/2017
1º, 2º, 3º, 4º, 5º
Quatro aulas
Organize grupos de cinco alunos e distribua uma bexiga para cada equipe. As crianças devem enchê-las e aproximá-las da parede. Nada acontecerá. Em seguida, peça que atritem os mesmos balões no cabelo e tornem a aproximá-los da parede. Dessa vez, eles serão atraídos. Pergunte por que isso acorre. Dê para cada grupo um prato de alumínio, um copo de plástico e uma fita adesiva dupla face e peça que colem o fundo do copo no centro do prato. Novamente, as crianças devem atritar as bexigas contra o cabelo. Elas verão e/ou ouvirão uma faísca. Depois, segure a lâmpada de néon por um de seus fios e aproxime o outro do prato. A lâmpada vai piscar uma única vez. Proponha a leitura de textos sobre a história da eletricidade.
Dê para cada equipe uma lâmpada, um fio e uma pilha e desafie todos a acender a luz. Quem conseguir deve explicar o feito aos demais (é preciso ligar cada um dos polos da pilha aos dois pontos de contato da lâmpada).
Pergunte aos estudantes quais entre os equipamentos elétricos têm interruptores e como eles funcionam. Em seguida, as crianças tentarão validar suas hipóteses observando brinquedos elétricos que utilizam lâmpadas. Registre as respostas. É esperado que elas apontem o interruptor como responsável por ligar e desligar um circuito.
Distribua pedaços de fio, pilhas, clipes, colchetes, fita adesiva e pedaços de cartolina e peça que os alunos tentem acender e apagar uma lâmpada com a sua ajuda. Eles devem levar em conta a experiência da 2ª etapa (unindo fios, lâmpadas e pilhas) para construir um interruptor. Uma forma é prender com a fita dois colchetes em uma cartolina e colocar um clipe em um deles (a distância entre os dois deve ser suficiente para que o clipe fixado em um possa encostar no outro). Conectando os colchetes ao conjunto formado por fios, pilhas e lâmpada, pode-se fechar e abrir o circuito (encostando ou desencostando o clipe). Oriente a leitura de textos sobre o uso seguro de eletricidade.
Peça que façam alterações nos textos que produziram no início da 3ª etapa, levando em consideração o que aprenderam sobre circuito elétrico, eletrostática e materiais condutores.
Para trabalhar com um aluno com deficiência física (pouca mobilidade dos membros superiores), na 1ª etapa, organize um grupo menor - com três integrantes, formado pelos alunos de mais fácil socialização - e antecipe todos os momentos da etapa. Na segunda etapa, firija-se especificamente ao aluno e faça perguntas cujas respostas possam ser objetivas ou expressadas com sinais de afirmação ou negação. Na terceira etapa, como lição de casa, solicite auxílio à família para que escreva, junto com o aluno, uma lista de equipamentos elétricos com interruptor. Na quarta etapa, sugira que o aluno apoie as mãos na hora de segurar o fio e que manipule os materiais que serão usados. A etapa é mais proveitosa em dupla. Avaliação Peça que façam alterações nos textos que produziram no início da 3ª etapa, levando em consideração o que aprenderam sobre circuito elétrico, eletrostática e materiais condutores. Ao ficar próximo dos experimentos, o aluno com deficiência visual poderá perceber a atração da bexiga ou ouvir a faísca perto do prato de alumínio. Ele também deve tatear as pilhas, para que compreenda a diferença entre pólo positivo e negativo. Lembre-se de que, no caso de alunos com baixa visão, é possível distinguir a claridade. O trabalho em equipe também ajuda o aluno cego. Na montagem do interruptor, por exemplo, ele pode ser o responsável pelo registro de todas as etapas do trabalho. Reforce as explicações oralmente e ofereça textos de apoio e registros em braile. No contraturno, sugira que o aluno com deficiência visual faça outros experimentos simples de eletrostática, como encostar canudinhos em papeis de seda ou sentir os próprios pelos sendo atraídos depois de friccionar um pente e passá-lo no cabelo. No caso de cegueira total, em que o aluno desconhece a luz, é possível relacionar a importância da eletricidade aos equipamentos que fazem parte do seu dia a dia, como a televisão ou a geladeira.
Visual Física
Créditos: Cristian Annunciato Formação: Professor de Física e pesquisador da Sangari Brasil, em São Paulo.
Últimas notícias