20 de Novembro- Conscientização Negra

POR:
professor

Objetivo(s) 

Discutir a desigualdade racial no nosso país.
Compreender a origem do Dia da Consciência Negra e sua importância hoje.
Analisar a situação atual do negro no Brasil.

Conteúdo(s) 

Desigualdade social e racial
Escravidão e quilombos

Ano(s) 

Tempo estimado 

Três aulas

Material necessário 

TV para exibição do vídeos:
*Livro: Menina bonita do laço de fita
*Zumbi dos Palmares

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Passar o vídeo: Menina Bonita do laço de fita, que possibilitará uma abordagem ludica sobre uma garota negra que tem muito orgulho de sua cor e condição, faremos uma roda de conversa sobre a beleza negra.

2ª etapa 

Será apresentada em roda de conversa a Lei 10.639 de 2003, que estabelece que no dia 20 de novembro seja comemorado o Dia da Consciência Negra. A data é feriado em boa parte do Brasil e foi criada para discutir a História dos negros no país, sua cultura e sua colaboração para a nação que temos hoje. Além disso, é também uma oportunidade para lembrar e evidenciar os problemas sociais que ainda afligem essa parcela da população.Começarei analisando se os alunos estão familiarizados com o Dia da Consciência Negra e se já participaram de alguma atividade especial nessa data, em qualquer ano. Para conduzir esse momento, farei perguntas como: Por que dia 20 de novembro foi escolhido para comemorar o Dia da Consciência Negra? Quem foi Zumbi dos Palmares e porque ele é um símbolo tão importante para o povo negro? O que foram os quilombos?
Texto abaixo será usado como referência para esclarecer as dúvidas que surgirem durante a conversa:
Como surgiu o Dia da Consciência Negra?
As origens do Dia da Consciência Negra estão relacionadas aos esforços dos movimentos sociais para evidenciar as desigualdades históricas que afligem as populações negra e parda no Brasil. A data é comemorada em 20 de novembro para coincidir com o aniversário da morte de Zumbi dos Palmares(1655-1695), líder do Quilombo dos Palmares, no período colonial brasileiro.Os quilombos eram agrupamentos populacionais formados por escravos foragidos de fazendas coloniais. Nesses locais, muitas vezes escondidos em meio à mata, os ex-escravos organizavam para garantir sua subsistência e a reprodução da cultura de seus ancestrais africanos. No entanto, esses lugares eram frequentemente alvo da violência dos senhores de escravos brancos, que procuravam retomar o controle dos seus escravos foragidos, localizado no atual estado de Alagoas, é uma das mais famosas comunidades de escravos foragidos da nossa história. Seu último líder foi Zumbi dos Palmares, nascido no quilombo, mas capturado por colonos portugueses quando ainda era criança.Seu retorno aconteceu quando o governo da Capitania de Pernambuco negociava com as lideranças quilombolas sua submissão à Coroa Portuguesa. Por não concordar com essa proposta, Zumbi desafiou Ganga Zumba, então líder dos negros. Ganga Zumba acabaria envenenado por um aliado de Zumbi, que se tornou assim o governante da comunidade. No final do século 17, o Quilombo foi alvo de diversos ataques de bandeirantes. Acabou sucumbindo aos poder bélico superior das tropas. Nesse período, Zumbi foi caçado e morto. Sua cabeça foi exibida em praça pública para desencorajar os outros escravos.Desde a década de 70, a data do falecimento de Zumbi tem sido utilizada para relembrar as condições desumanas da escravidão no Brasil e as formas de resistência dos povos escravizados. Mais recentemente, leis estaduais e municipais criaram o feriado no dia 20 de novembro com o objetivo de valorizar a cultura negra e reconhecer a contribuição de ex-escravos e seus descendentes para a história .
Ao final da discussão, para ampliar a compreensão da turma sobre as razões históricas do Dia da Consciência Negra, apresentarei o vídeo Zumbi dos Palmares;produzido pela TV Câmara. Com subsídio do vídeo - que traz uma biografia de Zumbi .

3ª etapa 

A finalização será realizada em roda de conversa, com base na noticia jornalistica : "Estudo revela que SP tem maior taxa de encarceramento de negros do país" Nesse momento , os alunos que, uma parte tem pais ou parentes encarcerados,poderão relatar, apos todas as etapas trabalhadas até agora, suas considerações. Aproveitarei que os estudantes estão familiarizados com o assunto para introduzir a análise das consequências da escravidão (e da resistência a ela) no nosso presente. De certa forma, ainda que a escravidão já tenha sido abolida há muito tempo, seus reflexos ainda podem ser percebidos pelas diferenças sociais significativas em um país absolutamente miscigenado.

4ª etapa 

Confecção de um painel informativos sobre o tema.

Avaliação 

Para a atividade final, elaboraremos um texto que aponte as raízes do Dia da Consciência Negra e o que a data representa nos dias de hoje. O texto deve conter a fundamentação histórica para a data e indicar ;ela está relacionada à necessidade de valorizar a cultura afro-brasileira e de debater a desigualdade racial no Brasil. Com este exercício e também levando em conta as discussões feitas em sala, observarei se os alunos concluíram a sequência didática com uma compreensão mais clara sobre a condição dos negros em nossa sociedade.

Flexibilização 

Qual é a importância da cor para o deficiente visual, já que ele não pode identificá-la? A resposta está nas relações psicossociais associadas às cores. Afinal de contas, as cores têm representações na linguagem, no comportamento e nas culturas. Deste modo, mesmo sem ver, as pessoas constroem imagens de representação. Partindo desse princípio, antes de iniciar a proposta da sequência didática, você pode discutir com os estudantes a representação das cores. Por exemplo, se alguém está faminto, diz  que está "verde de fome". Ou se sente raiva, "ficou vermelho de raiva" e assim com outros exemplos. Você também pode interpretar o uso das cores na perspectiva de serem chamativas ou apagadas, conforme a situação.

Deficiências 

Visual

Créditos: Maiko Rafael Spiess Formação: Sociológo e pesquisador visitante do Departamento de História da Ciência da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos

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