Blog de Leitura

Mergulhe no universo dos livros

Cinco clubes de leitura e uma super novidade de NOVA ESCOLA

POR:
Anna Rachel Ferreira

Já falei algumas vezes por aqui sobre a dificuldade de se escolher livros. Às vezes, não sabemos o que queremos. Em outros casos, sabemos, mas não conhecemos referências nas áreas que procuramos. Ou, ainda, até temos referências, porém é um problema separar o que tem mais a ver com o nosso momento de vida ou estágio de conhecimento do tema. E é para solucionar essa confusão toda e simplificar a nossa vida que existem os clubes de leitura.

Geralmente, eles funcionam assim: você responde a algumas perguntas para que seja identificado o seu perfil leitor, seleciona a periodicidade em que deseja receber livros e aguarda. Toda data de recebimento, a obra chega à sua casa com um recadinho do curador contando para você o porquê da escolha. Dependendo do propósito do clube, o livro ainda vem com uma cartilha com possíveis desdobramentos da leitura.

Pesquisei alguns desses clubes para compartilhar com vocês:

Como o nome indica, é um clube para crianças. Nele, você pode escolher se deseja receber um ou dois livros por mês ou efetuar só uma compra – também há versões digitais das obras. A equipe do Leiturinha seleciona títulos adequados para a idade dos pequenos e os envia acompanhados de adesivos, desenhos e dicas pedagógicas sobre como desenvolver a leitura.

 

Funciona de maneira muito parecida com o Leiturinha. Na hora de se cadastrar, é preciso responder algumas perguntas básicas sobre as crianças. A equipe do Booxs seleciona até duas obras que atendem ao perfil dos pequenos e enviam todos os meses para sua casa junto com um guia de leitura e uma explicação de como eles foram selecionados.

 

Já falamos desse por aqui. Foi idealizado pela Denise Guilherme, formadora de professores. Ela me ajudou a fazer uma lista de livros infantis, lembram? Nesse grupo, você seleciona o tipo de leitor - bebê, iniciante, autônomo ou experiente -, define por quanto tempo quer receber os títulos e passa a receber uma obra escolhida por especialistas mensalmente.

 

Agora é a vez dos adultos. No TAG, o título é escolhido por um importante nome da cena cultural. O associado recebe o livro, um box para arrumar sua coleção, um livreto explicativo sobre a obra, um marca-página e um mimo, que muda todo mês. Luiz Fernando Veríssimo e Marcelo Gleiser já foram curadores do projeto.

 

Para participar deste, você precisa ser assinante da revista da editora. Ao aderir ao pacote, a equipe manda um livro por mês, mas dá a opção de trocar por outros cinco, caso você já tenha lido ou adquirido o título enviado.

 

Dá para ver que existem algumas opções bem bacanas no mercado. Nenhuma delas, no entanto, fala especificamente com o professor. Pensando nisso, NOVA ESCOLA acaba de lançar uma coleção chamada Pensadores na prática. Bem parecida com a lógica de clube, os assinantes receberão um livro por mês de um importante estudioso de Educação, acompanhado de um livreto com entrevista com autor, glossário de conceitos e como utilizar a obra na sua prática de sala de aula. Para começar, foram selecionados cinco livros, entre eles, Ler e Escrever na Escola: o Real, o Possível e o Necessário, um clássico da pesquisadora Délia Lerner.

Super bacana, não é? Corre lá para assinar.

Até o próximo post!

Anna Rachel

 

Tags

Guias