A Matemática por trás dos games
Diante do desafio do criar jogos digitais de forma colaborativa, a turma foi incentivada pelo professor Greiton Toledo a pensar e a expressar suas ideias matemáticas
Por
06/03/2018
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
Por
06/03/2018
Cheios de orgulho, os alunos da EM Irmã Catarina apresentam sua criação digital. Foto: Raphaela Boghi
Educador Nota 10: Greiton Toledo de Azevedo
EM Irmã Catarina Jardim Miranda
Senador Canedo, GO
Matemática
6º ano
Projeto: Matemática e games? Eis a questão!
Número de alunos: 25
Duração: 4 meses
Resumo do projeto:
O Mattics (nome dado ao projeto) nasceu de uma necessidade de atender os estudantes que apresentavam dificuldade em Matemática e também para incentivar aqueles que apresentavam bons rendimentos. Foi idealizado não somente para satisfazer o gosto dos estudantes pelos jogos digitais (que foram desafiados a criar usando o software Scratch), ou para prepará-los a seguir uma carreira profissional como programadores, mas para incentivá-los, por meio das tecnologias e das atividades colaborativas, a pensar e a expressar suas ideias matemáticas de forma crítica.
CONCEITO, PROCEDIMENTO E ATITUDE
Para cada encontro planejado pelo professor Greiton com seus alunos, há uma descrição detalhada de objetivos, recursos e atividades, como em qualquer sequência didática. O que diferencia o arquivo, além de explicações dos próprios jogos, é que para cada aula há sempre uma tabela em que são listados os conhecimentos conceituais (os de matemática e de geometria), os procedimentais (os relacionados à programação, como construir animações simples em Scratch) e os atitudinais (por exemplo trabalhar bem em grupo, saber ouvir e ajudar o colega). Clique aqui e confira a sequência didática completa, dividida em 20 encontros com os alunos. Como complemento para entender melhor as produções dos alunos, veja exemplos de seus cadernos de memórias (ou portfólios), onde cada estudante é convidado ao final de cada encontro, a descrever e relatar suas experiências. O objetivo é finalizar com um exercício de escrita, argumentação e sistematização do conhecimento matemático.
Últimas notícias