Alfabetizando com contos de terror da cultura popular brasileira
Aproveite o interesse das crianças por histórias "assustadoras" e faça atividades de leitura e escrita com o acervo brasileiro!
PorMara Mansani
14/08/2017
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Jornalismo
PorMara Mansani
14/08/2017
A cultura popular brasileira, em suas diversas manifestações, está sempre presente em minhas aulas durante todo o ano. Nunca espero o mês de agosto para explorar com os alunos a beleza e a riqueza de nossa maravilhosa cultura. São cantigas, histórias, danças, festas, lendas, ritmos, brincadeiras, saberes populares, crenças, hábitos de vida, comidas e muito conteúdo que permanece vivo de geração a geração. Minha cabeça fervilha de ideias para explorar tudo isso na ablfabetização de meus alunos. Tenho em casa um bom acervo de obras sobre a Cultura Popular Brasileira. São CD’s, livros, imagens, historias que coletei com os alunos e suas famílias, etc. Considero tudo um tesouro!
Nesse emaranhado da nossa cultura popular estão as histórias de terror, de assombração, que sempre causam um misto de fascínio, curiosidade e medo nas crianças e nos adolescentes, aliás na maioria de nós, com certeza. Pergunte a seus alunos que histórias querem ouvir e com certeza muitos dirão: "de terror!"
Com base nisso, escolhi duas atividades que envolvem textos de "terror" de nossa cultura popular brasileira e engajam as turminhas nas atividades de leitura e escrita:
1ª prática: Escrita de textos relacionados a um conto
Leitura do Conto "A menina enterrada viva".
Esse conto de domínio público foi recolhido pelo grande folclorista e pesquisador da cultura popular brasileira Luís da Câmara Cascudo. Foi publicado em seu livro Contos tradicionais do Brasil. Apesar do título, o conto traz uma história de final feliz que as crianças adoram. Isso sem contar uma cantiga que está presente no enredo, que eles sempre pedem para cantar. Essa história também está presente no CD de Elba Ramalho e Antônio Nóbrega, Brincadeiras de roda, estórias e canções de ninar, de 1983, com o título "Estória da Figueira". Alias, esse CD é maravilhoso! Uma celebração à Cultura popular brasileira! Uma ótima opção para compor o acervo do professor.
Desenvolvimento:
2ª prática: Escrita de texto autoral a partir de um referencial
O texto utilizado foi a parlenda "Era uma bruxa". Ela começa com um suspense e termina de uma forma inusitada e engraçada. Muitas crianças conhecem, de norte a sul do Brasil, mas se você e sua turma não conhecem, os versos estão abaixo:
Era uma bruxa
À meia noite
Num castelo mal-assombrado
Com uma faca na mão…
Passando manteiga no pão!
Passando manteiga no pão!
Desenvolvimento:
As possibilidades de explorar a nossa cultura popular em salas de aula são ilimitadas. Estar em contato com ela, curtindo uma história, ouvindo e cantando uma musica, entre outras boas coisas, faz bem não apenas aos pequenos, mas para nós, adultos, também.
Espero que gostem e aproveitem essas práticas em suas aulas. Aproveitem também o acervo da Nova Escola sobre o tema. É inspirador!
E vocês, queridos professores? Como estão trazendo e explorando a nossa maravilhosa cultura popular brasileira em sala de aula? Compartilhem conosco nos comentários para que possamos aprender com vocês!
Um grande abraço a todos e até a próxima semana!
Mara Mansani
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