Embaixada dos EUA abre programa de intercâmbio para alunos da rede pública
Iniciativa leva estudantes para conhecer o sistema de americano durante três semanas. Inscrições terminam na próxima quarta-feira (09/08)
POR: Gabriel SeixasA Embaixada dos Estados Unidos deu início à seleção do Programa Jovens Embaixadores 2018. Criada em 2002, a iniciativa permite que alunos brasileiros da rede pública vivam a experiência de um intercâmbio, durante três semanas.
Os selecionados irão visitar Washington, a capital do país, participarão de reuniões com órgãos públicos e a iniciativa privada e poderão sentir na pele como é estudar no sistema de ensino americano. Desde de 2013, 517 jovens brasileiros já passaram pelo programa.
Segundo a embaixada, para conquistar a vaga, é necessário cumprir alguns requisitos:
- Ter nacionalidade brasileira
- Ter entre 15 e 18 anos (candidatos deverão ter ao menos 15 anos em 09/01/2018 e não poderão ter mais de 18 até 04/02/2018)
- Ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior (caso o candidato já tenha participado de outro intercâmbio, este não pode ter excedido 20 dias)
- Jamais ter viajado para os Estados Unidos
- Ter boa fluência oral e escrita em inglês
- Ser aluno do ensino médio na rede pública
- Pertencer à camada socioeconômica menos favorecida
- Ter excelente desempenho escolar
- Ter perfil de liderança e iniciativa
- Ser comunicativo
- Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade
- Estar atualmente engajado em atividades de responsabilidade social/voluntariado e comprovar já ter realizado ao menos 12 meses – contínuos ou não – de voluntariado
As inscrições se encerram no dia 9 de agosto e devem ser realizadas pela internet, no site do programa. Os candidatos aprovados nas primeiras etapas terão que passar por um exame escrito, receberão uma visita das instituições parceiras, que aplicarão o exame oral, por fim, serão avaliados pelo comitê de seleção.
Para saber mais, acesse a página do programa no Facebook.
Tags
Assuntos Relacionados