USP oferece curso gratuito sobre literatura infanto-juvenil

Iniciativa é promovida pelo Centro Universitário Maria Antônia (CEUMA). Inscrições vão até 9 de agosto

POR:
Gabriel Seixas
Aulas serão ministradas pelo professor de pós-graduação da FFLCH, José Nicolau Gregorin Filho. (Foto: Rafael Vianna Croffi/Flickr)

A maior universidade do país abre uma oportunidade para professores que buscam melhorar sua formação na área de Língua Portuguesa. O Centro Universitário Maria Antônia da USP (CEUMA) abriu inscrições para o curso - totalmente gratuito - "Literatura para crianças e jovens: textos, suportes e leituras".

Ministrado pelo professor do programa de pós-graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH), José Nicolau Gregorin Filho, a formação tem como proposta debater, em oito encontros, alternativas para estimular a leitura literária em crianças e jovens. Uma das linhas de estudo pretende abordar o papel que as novas tecnologias podem exercer nesse processo, e como se pode aproveitar as plataformas digitais como suporte para o desenvolvimento literário infanto-juvenil.

Confira os temas de cada módulo:

09/08 - Panorama Histórico da leitura e da literatura para crianças e jovens. (parte 1)

16/08 - Panorama Histórico da leitura e da literatura para crianças e jovens. (parte 2)

23/08 - Literatura infantil e juvenil na escola e a formação de leitores literários

30/08 - Temas da literatura infantil e juvenil na contemporaneidade (parte 1)

13/09 - Temas da literatura infantil e juvenil na contemporaneidade (parte 2)

20/09 - Literatura para crianças e jovens: Parâmetros curriculares e temas transversais

27/09 - Muito mais que livros: suportes, tecnologias e design

04/10 - A avaliação da leitura literária

LEIA MAIS: Conheça outras vagas e oportunidades em Educação

O curso será realizado entre 9 de agosto e 4 de outubro, em encontros semanais, sempre às quartas-feiras, das 14h às 16h, na Rua Maria Antônia, 294, Consolação, São Paulo.

Para todos

Qualquer pessoa pode participar. Basta se inscrever entrando em contato com o setor de cursos do CEUMA pelos telefones (11) 3123 5213 ou (11) 3125-5214, ou pelo e-mail cursosma@usp.br.

O prazo de inscrições vai até o dia 9 de agosto, primeiro dia de curso, ou até que todas as vagas sejam preenchidas. Por isso, é bom não perder tempo. Para mais informações, acesse o site do CEUMA.