Livros de formação: três tesouros que você tem na sua escola
PorMara Mansani
24/07/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorMara Mansani
24/07/2017
Durante muitos anos, em algumas escolas que trabalhei, presenciei uma situação absurda. Os materiais escolares, livros e outros recursos didáticos pedagógicos estavam sempre trancados em armários, a sete chaves, com controle total, geralmente do diretor da escola. Infelizmente essa era a mesma realidade de colegas professores em outras escolas. Para conseguir algum desses recursos era preciso insistir muito junto à direção, quase que implorando, justificando a necessidade de uso. Parecia até que o uso desses recursos na educação era desperdício!
Quando a gestão mudava, por motivos diversos, e chegava algum diretor consciente de seu papel e comprometido com a educação, o cenário se alterava um pouco. Mas não gosto nem de lembrar a quantidade de materiais jogados no lixo porque não estavam mais em condições de uso, como colas e canetas secas; papéis, cadernos e livros embolorados, cheirando a mofo. Foram épocas difíceis, mas eu não deixava me abater. Insistia e reclamava sempre e quando descobria uma porta aberta, explorava tudo e exigia o uso e a distribuição dos materiais.
Atualmente, continuo a explorar espaços e recursos didáticos pedagógicos nas escolas em que trabalho, mas a boa notícia é que não encontro mais armários fechados, pelo contrário: tudo está disponível e de fácil acesso, para atender alunos e professores no processo de aprendizagem.
Nessas explorações escolares, tenho encontrado vários tesouros: jogos educativos, letras móveis, papéis diversos, equipamentos tecnológicos e muitos outros recursos. Mas sem dúvidas, o maior e melhor de todos os tesouros que já encontrei é o acervo de livros enviados às escolas pelo MEC, que compõem a Biblioteca do Professor e fazem parte do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). O programa é desenvolvido desde 1997, com o objetivo de oferecer obras literárias e demais materiais de apoio à prática da Educação Básica a todas escolas de ensino público do país.
O acervo do professor do Ensino Fundamental 1 é composto por livros de todas as disciplinas, e são livros muito bons. Eles trazem, além da teoria, diversas práticas didáticas que podem ser usadas na íntegra, ou adaptadas para a exploração dos conteúdos pelos professores em suas turmas.
Selecionei três obras do acervo, entre as várias, para apresentar a vocês. Mas garanto que vale a pena ler e explorar todos os livros, pois com certeza eles contribuem no aprimoramento do trabalho do professor em sala de aula. Afinal, todo dia é dia de aprender!
Nesse livro, os autores abordam as concepções de ensino e aprendizagem em História, sua importância e outros temas da disciplina. Destaco o capítulo 5: Orientações didáticas para o Ensino de História, que traz várias sugestões de práticas educativas que podem ser realizadas com os alunos, explorando o uso de filmes, imagens e o estudo do Patrimônio Cultural. Tudo bem explicado, com justificativa, objetivos, conteúdos, referências para estudo, o roteiro de como fazer, etc.
É bem interessante a proposta de Montagem de uma exposição com objetos significativos na vida dos alunos. Acredito que essa proposta tão significativa para os alunos pode ser trabalhada em conjunto com a alfabetização, pois envolve a escrita e leitura de legendas para os objetos selecionados. Vou incluir essa prática em meu planejamento para o 2º semestre.
O livro apresenta 41 propostas para se trabalhar as quatro operações básicas, através do uso de materiais manipulativos (cartas especiais, sólidos geométricos, ábacos, fichas sobrepostas, calculadoras, etc). Uma atividade melhor que a outra, para turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com todo o passo a passo de como realizá-las.
Selecionei a atividade Trocando pelo mesmo valor. Os objetivos são que os alunos reconheçam a propriedade aditiva do Sistema de Numeração Decimal, componham e decomponham números e percebam as possibilidades de números com dois algarismos que mantêm a mesma dezena. Nessa atividade os alunos, 2º e 3º ano, têm que resolver dez desafios matemáticos usando fichas sobrepostas. Aliás, as fichas estão disponibilizadas no livro. Muita reflexão e aprendizagem!
O livro traz orientações em práticas educativas que auxiliam os professores a planejar e realizar aulas mais dinâmicas em Ciências. São explorados temas como: Meio ambiente, saúde, alimentação, entre outros. São atividades simples que envolvem jogos, teatro, experimentos, desenhos, leituras e escritas.
Destaco o capítulo 10: O ensino de ciências e a alfabetização, que propõe atividades de escrita para alunos em processo de alfabetização, como por exemplo o jogo da forca e a escrita de listas, ambos envolvendo temas de estudo de Ciências, fichas técnicas de animais, escrita de legendas e etc.
Bom, queridos professores, esses são alguns dos livros do acervo do professor que eu encontrei nas escolas em que trabalho, mas tem muito mais! Se ainda não encontrou, explore sua escola e encontre esses tesouros! Se estiverem guardados, exija que eles sejam expostos. Afinal, o objetivo desse acervo é apoiar e subsidiar o trabalho do professor!
Se você já os conhece e já utilizou algum desses livros em sala de aula, conte aqui nos comentários.
Um grande abraço a todos e até a próxima segunda-feira!
Mara Mansani
Últimas notícias