Blog Tecnologia na Educação

Confira as melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula no blog

Passo a passo de como organizar o evento de programação “Hora do Código” na sua escola

POR:
Karina Padial

Antes de qualquer coisa, vamos explicar o que é a Hora do Código. Trata-se de um movimento global, realizado pela Code.org, que busca aproximar a programação de alunos, professores e pais. E isso acontece por meio de eventos organizados por qualquer pessoa – mesmo aquelas que não tem experiência com códigos – em qualquer lugar do mundo.

No Brasil, neste ano, o Programaê!, que é um dos principais apoiadores desse movimento, quer mobilizar escolas de todo o país para experimentarem o poder transformador da tecnologia. Por isso, vai realizar a primeira edição do Hora do Código nas Escolas, entre os dias 7 e 11 de novembro.

E você, professor, pode levar essa experiência para seus alunos. Quer saber como? Acompanhe as dicas a seguir:

Passo 1: Participe do Curso de Formação para Professores

O Programaê!, a Fundação Telefônica e a Fundação Lemann desenvolveram um curso online de formação especialmente voltado para professores que querem realizar a Hora do Código nas suas escolas. Além de conhecer os objetivos do movimento, o material esclarece as principais dúvidas sobre a organização do evento. Para acessar o material, clique aqui.

Passo 2: Cadastre-se na plataforma

No momento do cadastro, escolha o perfil “professor”. Assim, você terá acessado a um ambiente exclusivo para criar suas turmas, gerenciar os alunos, definir quais conteúdos serão disponibilizados para cada grupo e acompanhar a evolução dos estudantes. Faça o cadastro aqui.

Passo 3: Crie os grupos

Acesse o site com seu usuário e senha, clique em “Contas e Progresso do Aluno”, depois em “Nova Turma” e, por fim, preencha os seguintes campos:

- “Seção”: crie um nome para a turma;

- “Tipo de Login”: escolha uma forma de autenticação para os alunos se cadastrarem;

- “Grau”: informe a idade dos estudantes; e

- “Curso”: selecione uma das opções para ser desenvolvida com o grupo

Passo 4: Inscreva os alunos e gere os cartões de acesso

Ainda é preciso cadastrar os alunos. Para isso, siga o roteiro abaixo:

  1. Na tela de “Contas e Progreso do Aluno”, clique em “Gerenciar Alunos”;
  2. Clique em “Adicionar Aluno” para cadastrar um por um, ou “Adicionar Vários Alunos”, para inclui-los todos de uma única vez.

  1. Preencha as informações de idade e gênero.

4. Imprima os cartões, com o link de acesso, o nome do aluno e a senha gerada pelo sistema, e distribua para a turma.

 

Passo 5: Defina local, data e hora

As atividades podem acontecer em vários locais:

- Sala de aula: 1 projetor multimídia e 1 computador é suficiente para envolver toda a turma em uma diferente.

- Laboratório de informática: com todos os equipamentos já disponíveis, é o espaço ideal para realizar a Hora do Código.

- Quadra ou pátio: ao integrar dispositivos móveis, como celulares, tablets e notebooks, qualquer espaço da escola pode ser utilizado com esse objetivo.

E não esquece de integrar os alunos ao planejamento da aula.

Passo 6: Mão na massa

No dia e local combinado, reúna os alunos e divirta-se com eles. Alunos mais experientes podem ser monitores daqueles que tenham alguma dificuldade. Estimule a colaboração e o compartilhamento entre os alunos.

Passo 7: Acompanhe a evolução dos estudantes

Durante e depois da realização das atividades, é possível monitorar a evolução da turma dentro do ambiente do professor. Para acessá-la, é só clicar em “Contas e Progresso do Aluno” e seguir a orientação abaixo:

  1. Na guia “Processo”, dá para ver os avanços obtidos por cada um dos estudantes na trilha escolhida para o grupo.

  1. Na aba “Estatísticas”. Veja quantas atividades foram concluídas e o número de linhas de código que o aluno usou para conclui-las.

  1. Dependendo das trilhas escolhidas, é possível disponibilizar algumas perguntas e avaliações, cujas respostas são disponibilizadas neste mesmo espaço.

Lembre-se que, mesmo após a Hora do Código, a garotada poderá continuar explorando as atividades da Code.br em casa e nos dispositivos móveis e você poderá seguir acompanhando a evolução deles por meio do seu cadastro do professor.

Desafie-os e incentive-os a realizar as atividades da plataforma para que eles desenvolvam as habilidades trabalhados com o uso da programação.

Tags

Guias

Tags

Guias