Apresentado por
Foreducation

Pôquer: qual a probabilidade de ganhar o jogo?

Como descobrir a Matemática que existe por trás do jogo de cartas

POR:

O QUE É?

Relato de experiência de estudo de probabilidade com jogo de cartas. Projeto participante do Prêmio Weducation – Educadores Transformadores, edição 2015, realilzado pela Foreducation, grupo de educadores que vem estudando os benefícios da tecnologia em sala de aula e como ela pode contribuir para uma educação mais significativa e atraente.

QUEM FEZ? 

Gerson Francisco Nardi e Ricardo Olivieri, professores de Matemática do Colégio Internacional Radial, em São Paulo. .

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Os alunos estudaram o conceito de probabilidade e depois de aprender a jogar pôquer, foram desafiados a mostrar em vídeo a probabilidade de um jogador ganhar do outro, demonstrando quais cálculos fazer para isso 

ETAPA

Ensino Médio

ANO

2o.

CONTEÚDOS

probabilidade, Matemática, pôquer

Pôquer: probabilidade em jogos de cartas

Crianças jogando cartas
Crédito: Getty Images

A) TEMA 

Pôquer: probabilidade em jogos de cartas 

B) OBJETIVO

Fazer um estudo introdutório sobre as probabilidades de ganho num jogo de  pôquer. Trabalho realizado em grupo. 

C) CONCEITOS TRABALHADOS

- Conceitos básicos de probabilidade de um evento;

- Probabilidade condicional; 

- Promover a compreensão de que o conhecimento matemático é fruto do desenvolvimento histórico da humanidade;

- Desenvolver a capacidade de manejar situações reais de forma organizada e consciente;

- Desenvolver a capacidade de efetuar rapidamente cálculos aproximados;

- Compreender a mudança gradual na forma de abordagem do conhecimento matemático e valorizar a precisão e a clareza no seu tratamento;

- Desenvolver habilidades em trabalhar temas básicos da matemática que se apresentam nas diversas áreas do conhecimento;

- Ser capaz de compreender e saber operar campos aparentemente diversos do conhecimento matemático que se fundem quando da apresentação de novos, permitindo interpretações e análises mais elaboradas;

- Compreender a importância da utilização do conceito de probabilidade antes da tomada de decisão diante de fenômenos de natureza aleatória.


D) TECNOLOGIAS UTILIZADAS  

- Aparelho celular, tablet ou câmera fotográfica.

- Site: https://www.pokerking.com/pt/playpoker/rules-32-card-draw

E) ESTRATÉGIAS 

- Produção de um vídeo no qual o grupo deverá simular uma jogada de pôquer. nessa produção o grupo terá a liberdade de explorar todo o ambiente que cerca esse jogo;

- Figurino dos jogadores, cenário e até mesmo o roteiro das falas dos jogadores.

F) CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

Nas duas primeiras semanas (10 aulas) foi trabalhado o conceito de probabilidade, bem como, suas definições. Insistimos para que os alunos prestassem muita atenção nas definições e nos exemplos trabalhados. Na terceira semana pedimos para que os alunos olhassem o site indicado, pois nele, continha as regras do jogo de pôquer com 32 cartas, bem como, a ordem hierárquica das “mãos” dos jogadores. A partir daí, eles ficaram, em grupo, mais uma semana jogando pôquer entre eles, para melhorar compreensão do jogo. na outra semana, começamos a calcular a probabilidade de obter o melhor jogo naquela “mão” de cada jogador nos grupos. Após termos feitos vários cálculos em cada jogada, em cada grupo, os alunos ficaram incumbidos de produzir a simulação, em vídeo, de uma jogada determinada pela professor, mostrando a probabilidade de obter o melhor jogo na mão de cada jogador.

G) RESULTADO FINAL 

Os grupos desenvolveram o estudo de uma jogada de porque na seguinte situação: jogador contra jogador, o tipo de pôquer é o brasileiro (cartas: 7, 8, 9, 10, j, q, k, a, nos quatro naipes), aquele em que, o jogo mais baixo seria um par de cartas formado por quaisquer duas cartas de numeração igual, e o jogo mais alto, aquele formado por (10, j, q, k, a, de ouros).

Como resultados, foi desenvolvida uma simulação dramatizada de uma jogada completa, e como foi filmado, a ideia é que a cada passo o vídeo mostrasse as probabilidades de um jogador ganhar do outro. Como efeito, se obteve um vídeo educativo, demostrando como se faz o cálculo de probabilidade para esse tipo de jogo. Educacionalmente o aluno agregou o conhecimento em que a sorte é uma expressão que faz parte do senso comum, e que na verdade o que contam são as probabilidades de um evento ocorrer.

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