Apresentado por
Foreducation

Ler Mark Twain e produzir um e-book

A turma se dedicou a estudar uma obra do autor em inglês

POR:

O QUE É?

Relato de experiência de projeto de leitura e produção de texto do livro “The Adventures of Tom Sawyer”, de Mark Twain. Projeto participante do Prêmio Weducation – Educadores Transformadores, edição 2015, realilzado pela Foreducation, grupo de educadores que vem estudando os benefícios da tecnologia em sala de aula e como ela pode contribuir para uma educação mais significativa e atraente.

QUEM FEZ? 

Sandra Esteves e Carla Silotto Lira, professoras do Colégio Internacional Emece, em São Paulo, e Sônia Almeida de Sá, professora de Linguagem de Programação, da mesma escola.

PODE TE INSPIRAR PORQUE….

Enquanto os alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental fizeram a leitura e interpretação de texto com reprodução de trechos do livro, os do 7o. ano produziram dois ebooks ilustrados para os menores usando o aplicativo editor de ebooks para IPADs BOOK CREATOR.

ETAPA

Ensino Fundamental

ANO

2o ao 5o. e 7o.

CONTEÚDOS

língua estrangeira, inglês, leitura, produção de texto

A Contemporaneidade de Mark Twain após mais de um século

Adolescentes com tablets
Crédito: Getty Images


A. TEMA 

Releitura do livro “The Adventures of Tom Sawyer” - Mark Twain (1876).

B. ALUNOS 
151 alunos de 2º ao 5º anos 
36 alunos do 7º ano 

C. OBJETIVOS

Inglês - Fundamental 1 
Desenvolver a leitura e interpretação de texto com reprodução de trechos.

Inglês - Fundamental 2
Produção de dois ebooks ilustrados, para alunos de 2º ao 5º anos do Ensino Fundamental 1, utilizando o livro paradidático adotado.
O que diferenciou os ebooks foi a linguagem utilizada e a quantidade de ilustrações.

Tecnologia
Conhecer e saber usar um aplicativo de criação de livro eletrônico.

D. CONCEITOS TRABALHADOS

Inglês - Fundamental 1
Reading and vocabulary - Leitura e vocabulário.

Inglês - Fundamental 2 

Writing - Produção de textos.

Tecnologia
- Localizar, inserir e editar imagens.
- Digitar e formatar textos.

E. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DESENVOLVIDAS

Inglês

- Writing: Seleção e busca de estruturas simples adequadas às ilustrações.

- Reading: Desenvolver a interpretação de texto, reproduzir a compreensão de trechos da história por meio de desenhos e aquisição de novas palavras para o vocabulário.

Tecnologia


Saber inserir, organizar imagens e formatar textos de maneira adequada a fim de tornar a leitura do livro agradável e interessante.


F. TECNOLOGIAS UTILIZADAS

Aplicativo editor de ebooks para IPADs BOOK CREATOR.


G. ESTRATÉGIAS COM O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS

- Em duplas os alunos foram criando os ebooks, trabalhando no mesmo IPAD.

- Os textos produzidos na aula de inglês foram digitados e as imagens scaneadas, dos próprios desenhos feitos por eles, foram inseridas.

- Finalizando o processo fizeram a formatação, compondo e diagramando os espaços.

- Em sala de aula, os alunos do Fundamental 1 leram o ebook nos iPADs com a dinâmica conduzida pela professora de inglês.


H. REGISTRO DO DESENVOLVIMENTO E DAS PRODUÇÕES DOS ALUNOS

Vídeofotos: Registro das atividades do alunos.

Originais: Arquivos para baixar em Ipads ou Androids.

Considerando a possibilidade de os arquivos não abrirem no iPAD, exitem arquivos em PDF para registro de como ficou o projeto final do Ebook.

Para ler em IPADs ou Androids:

- Abrir o Google Drive pelo iPAD e clicar no arquivo .epub.

- Escolher "abrir no", clicar no aplicativo escolhido.

Sugerimos os aplicativos:Ebook reader e iBooks


I. CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

Maio
Leitura e interpretação do livro escolhido.
Atividades relacionadas ao conteúdo trabalhado.

Junho
Produção das ilustrações e composição dos textos para o ebook.

Agosto
Editoração e formatação dos ebooks em duplas.

Setembro
Finalização e envio dos ebooks para os IPADs.

Outubro
Leitura dos livros pelos alunos do 2º ao 5º anos.

Novembro
Interpretação e produção dos trechos da história pelos alunos do 2º ao 5º anos.
Leitura dos ebooks pelos alunos do 7º ano e envio pelo Google Drive para as famílias.


J. RESULTADOS OBTIDOS

Primeiramente a ideia dos ebooks era apenas para alunos dos 4º e 5º anos, no entanto como o trabalho foi muito gratificante e os alunos se entusiasmaram com a história, a professora decidiu estender para os alunos dos 2º e 3º anos, utilizando uma didática específica adequada à compreensão deles. O resultado foi muito satisfatório também e eles desenvolveram ótimos trabalhos. O projeto foi diferente e muito inovador para o Fundamental 1, já que foi a primeira vez que eles usaram ebooks produzidos pelos próprios alunos.


L. FONTES CONSULTADAS

Twain, M. The Adventures of Tom Sawyer. Macmillan Readers.