Apresentado por
Foreducation

Água: o que sabemos sobre ela?

Um mergulho nos conceitos de abastecimento, ciclo distribuição e tratamento

POR:

O QUE É?

Relato de experiência de projeto sobre água: abastecimento, ciclo distribuição, tratamento, e uso consciente da água. Projeto participante do Prêmio Weducation – Educadores Transformadores, edição 2015, realilzado pela Foreducation, grupo de educadores que vem estudando os benefícios da tecnologia em sala de aula e como ela pode contribuir para uma educação mais significativa e atraente.

QUEM FEZ? 

Ana Lucia Peña von Tein, professora do Colégio Internacional Vocacional Radial, em São Paulo, e Ricardo Nunes, coordenador educacional da escola.

PODE TE INSPIRAR PORQUE….

Os alunos fizeram um tour virtual à uma estação da Sabesp, empresa brasileira que detém a concessão dos serviços públicos de saneamento básico no estado de São Paulo, e elaboraram um manual virtual para o uso consciente da água.

ETAPA

Ensino Fundamental

ANO

3o e 4o.

CONTEÚDOS

água, Ciências

Levando a sala de aula onde ela não pode ir!

Tratamento de água
Crédito: Getty Images


A. TEMA

Levando a Sala de Aula onde ela não pode ir! - Tour Virtual à Estação de Tratamento de Água - SABESP

B. OBJETIVOS

Mostrar aos alunos sobre o papel da SABESP no abastecimento, como é o ciclo distribuição e tratamento de água e a importância do uso consciente da água.

C. CONCEITOS TRABALHADOS

Preservação do meio ambiente e cidadania.

D. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DESENVOLVIDAS 

- Relacionar o consumo consciente de água com preservação do meio ambiente.

- Relacionar a produção de diversos bens de consumo com a alta demanda de água no processo de sua fabricação, como por exemplo calça jeans, pizza, colheita de ovos, entre outros.

- Compreender o ciclo da água nos centros urbanos.

E. TECNOLOGIAS UTILIZADAS 
 
- Jogos e animações do site da SABESP;

- Pesquisas no Google sobre reutilização da água;

- Visita virtual através do Hangout on Air.

F. ESTRATÉGIA COM USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS  

Num primeiro momento, os alunos pesquisaram e discutiram sobre o papel da Sabesp em nossa sociedade, levantar algumas hipóteses de como a água chega até as nossas residências e fazer comparativos de consumo, dando assim a oportunidade aos alunos de conhecerem um pouco mais do trabalho da SABESP. Num segundo momento, os alunos elaboraram ideias de como podemos reduzir o consumo da água, elaborando um Manual digital que foi compartilhado com toda comunidade escolar e famílias, atingindo aproximadamente 250 pessoas.

 
Através do tour virtual, as crianças puderam visitar a estação de tratamento (uma vez que não são permitidas visitas a crianças com menos de 12 anos) do Alto da Boa Vista e conheceram todo o processo de captação da água do Guarapiranga até a distribuição para as casas. Conheceram um pouco como é feito o recolhimento de esgotos para o tratamento. Além disso, tiveram a oportunidade de interagirem com os funcionários da SABESP, e crianças de outras escolas, cidades e estados.

G. REGISTRO DO DESENVOLVIMENTO E DAS PRODUÇÕES DOS ALUNOS 

O Manual - Economia de Água

Atividades prévias no caderno de Ciências

O dia do HOoA na SABESP

H. CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

12/03 – Pesquisa sobre o ciclo da água

19/03 – Pesquisa sobre como se pode usar a água de maneira consciente

26/03 –  Montagem de uma Apresentação sobre o uso da água

26/03 – Atividades Lúdicas: sobre tratamento da água, sobre tratamento do esgoto e o jogo da água

03/04 – Montagem de um manual com regra para o bom uso da água

16/04 – Assistir e participar da visita virtual na SABESP

22/04 – Divulgação do manual na escola

I. RESULTADO OBTIDO 

Depois de uma pesquisa e coleta de dados sobre o uso racional da água, as crianças participaram de uma visita virtual. Ao todo, mais de 280 crianças, de 3 estados, 4 cidades e 8 colégios diferentes tiveram contato direto com o projeto de maneiras diferentes, fechando com o tour virtual à Estação de tratamento de água Alto da Boa Vista, puderam conhecer todo o processo de captação e distribuição de água, interagir através de um Quiz e apresentaram seus trabalhos prévios.

Além da comunidade escolar, com aproximadamente 250 pessoas (alunos e famílias) que receberam uma cópia do Manual Digital sobre com dicas de Economia de Água. Por iniciativa da SABESP, o projeto foi ampliado e realizado para as escolas da rede pública do Estado de São Paulo, atingindo aproximadamente 500 escolas.

J. REFERÊNCIAS 

- Manual da água

- Fotos da turma participando 

- Vídeos utilizados durante a transmissão 

- Orientações para participação de outras escolas

Tags

Guias