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Apresentado por

Foreducation

Jornalismo

Partituras virtuais

Com comandos básicos do Scratch, a turma trabalhou conceitos de música

Por

06/03/2018

O QUE É?

Relato de experiência sobre trabalho de exploração do pensamento lógico por meio da programação de músicas. O projeto foi desenvolvido com apoio do programa Scratch, que oferece uma interface de programação acessível e lúdica com objetos gráficos e blocos de programação de várias categorias, que representam comandos já conhecidos. O aluno escolhe os objetos de acordo com a ação desejada e os encaixa numa sequência lógica que representa seu raciocínio. Projeto participante do Prêmio Weducation – Educadores Transformadores, edição 2015, realilzado pela Foreducation, grupo de educadores que vem estudando os benefícios da tecnologia em sala de aula e como ela pode contribuir para uma educação mais significativa e atraente.

QUEM FEZ?

Daniela Cristina Alfano professora de Educação Musical, e Sônia Almeida de Sá, professora de Linguagem de Programação, do Colégio Internacional Emece, em São Paulo.

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Os alunos criaram partituras virtuais de trilhas sonoras dos filmes estudados nas aulas de Educação Musical.

ETAPA

Ensino Fundamental

ANO

5o.

CONTEÚDOS

música, tecnologia, programação, Arte

Scratch Music Cinema

Jovens com tablets
Crédito: Getty Images

A. TEMA
Desenvolvimento do pensamento lógico programando músicas

B. ALUNOS
39 alunos envolvidos do 5º ano do Ensino Fundamental 1 

C. OBJETIVOS

Educação Musical

- Utilizando a flauta doce nas aulas de música, desenvolver os alunos musicalmente, despertando o interesse e a motivação pelo ouvir, aprender e praticar o instrumento atingindo o fazer musical.

- Levar os alunos à apreciação significativa da música através de obras musicais de diversos gêneros, épocas e culturas.

Linguagem de Programação

- Permitir ao aluno a apropriação do conhecimento característico das linguagens de programação através da estruturação de comandos e criação de suas partituras virtuais.

- Saber diferenciar as linguagens existentes nos diversos contextos e reconhecer a programação de computadores como linguagem.

D. CONCEITOS TRABALHADOS

Educação Musical


- Alcance progressivo do desenvolvimento auditivo musical, rítmico, melódico, harmônico e tímbrico e a memória musical nos processos de apreciação e percepção.

Linguagem de Programação

- Algoritmo - conjunto das regras e procedimentos lógicos perfeitamente definidos que levam à solução de um problema.

- Estrutura - ciclo de programação com raciocínio, descrição, execução, reflexão, depuração, e correção obedecendo a ordem em que instruções são
executadas em programas de computador.

- Depuração - Analise, interpretação e estabelecimento de relações entre várias estratégias.

E. TECNOLOGIAS UTILIZADAS

Scratch - Aplicativo que oferece uma interface de programação acessível e lúdica com objetos gráficos e blocos de programação de várias categorias, que representam os comandos já conhecidos. O aluno escolhe os objetos de acordo com a ação desejada e os encaixa numa sequência lógica que representa o seu raciocínio. 

F. ESTRATÉGIAS COM USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS

Criação das partituras virtuais de trilhas sonoras dos filmes estudados durante o projeto MÚSICA NO CINEMA, que trabalha os filmes e suas músicas, desde a década de 30 até os dias atuais, desenvolvido durante o ano todo de 2015, nas aulas de Educação Musical. Com o conhecimento adquirido os alunos puderam criar suas partituras virtuais com as mesmas canções que já haviam vivenciado na prática da flauta e do canto.

Os exercícios propostos no Formulário foram pensados com o objetivo de levar o aluno à interpretação da linguagem, ou seja, do “texto” que está por trás dos comandos escolhidos.

G. CRONOGRAMA

Educação Musical


Fevereiro
Apresentação do projeto MÚSICA NO CINEMA.

Março
Início das audições  da canção OVER THE RAINBOW e execução na flauta.

Abril
Apresentação do filme CANTANDO NA CHUVA, entrega das letras e conhecimento da canção principal do filme.

Maio
Início das audições da canção CARRUAGEM DE FOGO. Aprendendo a execução na flauta.

Junho
Assimilação dos conteúdos aprendidos através do canto e execução da flauta doce.

Setembro
Apresentação de flauta, canto e dança na Mostra Cultural.
Linguagem de Programação

Agosto
Apresentação do ambiente de programação e dos comandos básicos do Scratch.
Utilização dos comandos aprendidos para criar alguns scripts.

Setembro
Planejamento e início do desenvolvimento do projeto.

Outubro
Desenvolvimento do projeto.
Exercícios para revisão dos comandos aprendidos.

Novembro
Depuração, término e avaliação do projeto.
Exercícios de avaliação.
Apresentação do projeto pronto para avaliação da professora de música.
Definição dos arquivos para compartilhamento.

H. REGISTROS

Vídeofotos

Exercícios
Programando no Scratch
Música no Scratch
Avaliação de conhecimento pré e pós curso

I. RESULTADOS OBTIDOS

Apesar dos projetos terem sido desenvolvidos ainda no inicio do curso de Linguagem de Programação em Agosto, a assimilação dos conceitos foi surpreendente e os alunos alcançaram um nível de conhecimento e produção bem satisfatório.

Audição: O projeto terá continuidade com os alunos reproduzindo as músicas no IPAD usando o app Garage Band, na flauta, cantando e dançando em audição para alunos, professores e coordenadora do Fund1 no mês de dezembro.

O projeto final no Scratch e os exercícios avaliativos nos formulários são a medida do aproveitamento dos alunos. Acesse aqui.

Veja alguns dos projetos produzidos pelos alunos. Cada link abre uma apresentação e para ver a programação é necessário clicar no ícone “ver interior”:

Gabriel Rodrigues Vasconcelos - 5º B Cantando na chuva. 1

Gabriel Rodrigues Vasconcelos - 5º B  Além do arco iris. 1

Gabriel Bruschi Alvez Ramires e Giulia Lopardo Bezerra - 5º A Além do Arco Iris. 2


Alexandre Colvet Delfino e Mariana Miguel Medina - 5º B Além do arco iris.  3


Letícia Rodrigues de Sousa e Petrelli Garcia - 5º A Carruagem de fogo. 1


Alice Costa Lima de Oliveira e Victoria Mori Righini - 5º B Carruagem de fogo.  2


Luigi de Aguiar Bianchi e Alessandra Sá de Mattos Solassi Pó - 5º B Carruagem de Fogo. 3

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