Jogos digitais para aprender matemática
A meninada se divertiu ao usar o computador para rever e aprender conceitos
Por
06/03/2018
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Apresentado por
Jornalismo
Por
06/03/2018
O QUE É?
Relato de experiência de trabalho de exploração de jogos de matemática disponíveis na internet e produção de blog a respeito. Projeto participante do Prêmio Weducation – Educadores Transformadores, edição 2015, realilzado pela Foreducation, grupo de educadores que vem estudando os benefícios da tecnologia em sala de aula e como ela pode contribuir para uma educação mais significativa e atraente.
QUEM FEZ?
Carolina Rodrigues de Novaes Oliveira, professora do Colégio Internacional Emece, em São Paulo.
PODE TE INSPIRAR PORQUE...
Os alunos tiveram de colocar em cena as próprias estratégias de resolução de cálculo para explorar os jogos e depois explicá-las no blog da turma.
ETAPA
Ensino Fundamental
ANO
4o. e 5o.
CONTEÚDOS
Matemática, jogos, números e operações.
Brincando e aprendendo com jogos de matemática
A. TEMA
Relembrar o conteúdo aprendido, ressaltando as operações matemáticas conscientizando os alunos sobre a sua importância em nosso dia-a-dia.
B. ALUNOS
11 alunos do 4 º e 5 º anos
C. OBJETIVO
Trabalhar as maiores dificuldades dos alunos em Matemática para que possam executar os exercícios propostos com mais tranquilidade e
conhecimento preparando-os para os futuros desafios.
D. CONCEITOS TRABALHADOS
Visando a necessidade da assimilação das operações matemáticas e a ampliação do vocabulário, os jogos trabalham de modo lúdico desafiando os alunos.
E. COMPETÊNCIAS/ HABILIDADES
- Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas;
- Ler, interpretar e resolver problemas que envolvam as quatro operações matemáticas;
- Desenvolver o raciocínio matemático;
- Conhecer meios para a verificação de resultados;
- Elaborar estratégias pessoais de estimativas, de cálculo mental, e de orientação espacial por meio do raciocínio lógico para a resolução de problemas cotidianos;
- Analisar situações problema, interpretar e resolver além de calcular as operações por meio de estratégias.
F. TECNOLOGIAS UTILIZADAS
Computadores e IPADs com os seguintes sites e jogos:
- Site: www.rachacuca.com.br.
Jogos: Aritmética/Calculando/Jogos de Português.
- Site: www.ojogos.com.br.
Jogos: What´s your sign?/Math Apocalypse/Lemonade.
- Site: www.poki.com.br.
Jogos: Basketball Multiplication/Matemática Rápida/Multiplication Station/Jogos de inteligência de livre escolha.
- Site: www.escolagames.com.br.
Jogo: Tabuada do Dino.
- Site: www.noas.com.br.
Jogo: Operações Espaciais.
G. ESTRATÉGIA COM O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS
Levantar as dificuldades dos alunos estimulando-os a superá-las através do uso de jogos da internet para ao final do projeto demonstrar seus conhecimentos e superações através da montagem de um blog.
H. CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
Primeira Etapa - Observar as dificuldades através das lições de casa. Apresentar 4 tipos de jogos a cada 15 minutos aumentando sua complexidade e trabalhando as operações matemáticas, sendo que o último é sempre um jogo de inteligência, escolhido por eles mesmo num site que indicado.
Segunda Etapa - Da sétima até a 13 aula será trabalhado cruzadinhas e outros jogos de língua portuguesa para ampliação do vocabulário, esse jogo terá duração de 15 minutos e os 45 minutos restantes serão utilizados para a montagem do blog um do quarto ano e outro do quinto ano, nessa etapa o trabalho será em grupo.
Terceira Etapa - Montagem do Blog, onde cada grupo explicará do seu jeito as operações matemáticas, indicarão e falarão sobre os jogos utilizados, suas maiores dificuldades e facilidades, bem como seus depoimentos.
I. REGISTRO DO DESENVOLVIMENTO E DA PRODUÇÃO DOS ALUNOS
Começamos o projeto em 13/08/2015, nesse primeiro dia os alunos jogaram 4 jogos de 15 minutos cada são esses:
What´s your sign? - Nesse jogo o aluno deveria descobrir a operação matemática da conta.
Calculando - Nesse jogo os alunos deveriam dar as respostas da contas.
Aritmética - Nesse jogo os alunos deveriam montar a conta.Ao final de cada etapa do projeto os alunos procuravam jogos de inteligência (escolha livre) e jogavam por 15 minutos.
Dia 20/08/2015 trabalhamos com os seguintes jogos:
Math Apocalypse - Nesse jogo os alunos deveriam resolver as contas de acordo com que matassem os zumbis.
What´s your sign? - Nesse jogo o aluno deveria descobrir a operação matemática da conta.
Lemonade - Nesse jogo os alunos deveriam calcular as limonadas vendidas.
Dia 27/08/2015, trabalhamos com os jogos:
Basketball Multiplication - Os alunos trabalhavam a multiplicação no basquete.
Matemática Rápida - Os alunos resolvem as contas de acordo com suas operações.
Multiplication Station - Os alunos deveriam descobrir quais números completam as contas.
Em 10/09/2015, trabalhamos:
Tabuadas do Dino - Apesar do site ter o nome de tabuadas vimos as possibilidades de trabalhar e assimilar as tabuadas do 2 ao 9.
Basketball Multiplication - Os alunos trabalhavam a multiplicação no basquete.
Operações Espaciais - Nesse jogo as crianças escolhiam qual operação matemática queriam trabalhar.
Em 17/09/2015 e 24/09/2015 trabalhamos:
What´s your sign? - Nesse jogo o aluno deveria descobrir a operação matemática da conta.
Math Apocalypse - Nesse jogo os alunos deveriam resolver as contas de acordo com que matassem os zumbis.
Operações Espaciais
Quando iniciamos outubro, trabalhamos 15 minutos todos os dias do projeto em jogos de língua portuguesa como: palavras cruzadas, cruzadinhas, forca e entre aspas do site www.rachacuca.com.br.
Os outros 45 minutos de cada um dia montaram parte de um blog.
Durante essa parte do projeto, eles faziam reuniões foram divididos em 2 equipes 4° e 5° ano, elaboraram 3 textos onde descreviam a matemática divertida, o jeito deles explicar matemática e ao final, explicando o seu projeto e a própria opinião.
Após a elaboração de cada texto eles digitavam, trabalharam figuras backgrounds e templates dos Blogs. Cada equipe personalizou do seu jeito. Com a montagem do blog dos nossos alunos também montei um blog descrevendo parte do projeto.
Links para os blogs
http://turmaintegral4.wix.com/sports-blog-pt - Blog 4° Ano
http://turmaintegral5.wix.com/sports-blog-pt - Blog 5° Ano
http://profcarol.wix.com/parenting-blog-pt - Tia Carol
J. RESULTADO
Pude perceber diariamente através do acompanhamento da lições, feedback das professoras e boletim escolar a maior compreensão das matérias trabalhadas: Matemática e Língua Portuguesa.
Últimas notícias