Apresentado por
Foreducation

Sua família consome muita energia elétrica?

Os alunos se dedicara a planilhas e tabelas para responder à questão

POR:

O QUE É?

Relato de experiência sobre energia elétrica: produção e uso racional. Projeto participante do Prêmio Weducation – Educadores Transformadores, edição 2015, realilzado pela Foreducation, grupo de educadores que vem estudando os benefícios da tecnologia em sala de aula e como ela pode contribuir para uma educação mais significativa e atraente.

QUEM FEZ?

Marici Benatti Cavicchioli, professora, e Sônia Almeida de Sá, professora de Linguagem de Programação, do Colégio Internacional Emece, em São Paulo.

PODE TE INSPIRAR PORQUE...

Os alunos pesquisaram o gasto na residência de cada um, montaram planilhas eletrônicas com os dados, para que fossem analisados, estudaram sobre Furnas, e ao final do trabalho, criaram um folheto informativo com dicas para redução de consumo de energia elétrica.

ETAPA

Ensino Fundamental

ANO

4o.

CONTEÚDOS

Ciências, sustentabilidade, energia elétrica

Uso sustentável da energia elétrica

A. TEMA 
Uso sustentável da energia elétrica 

B. DADOS
Disciplina - Ciências
16 alunos envolvidos

C. OBJETIVOS

Energia 
- Sensibilizar os alunos sobre a importância do tema abordado.
- Levar os alunos a perceberem os impactos sociais e ambientais provocados pela produção de energia elétrica.
- Favorecer a consciência de mudanças de comportamento em relação ao consumo de energia elétrica.

Tecnologia  
- Proporcionar aos alunos o conhecimento de sites com conteúdos interessantes e motivadores para o aprendizado.
- Conhecer e saber criar uma planilha eletrônica e gerar um gráfico.
- Saber utilizar um formulário eletrônico para resolver questões.
- Identificar no sistema Lego as peças adequadas para a montagem de um robô e desenvolver o trabalho em grupo.

D. CONCEITOS TRABALHADOS

Energia
- Produção de energia elétrica.
- Uso racional da energia elétrica.

Tecnologia 
- Busca e organização de dados.
- Compartilhamento, cumprimento de metas, respeito, cooperação.

E. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DESENVOLVIDAS

Energia
- Interpretar as informações obtidas da leitura de gráficos.
- Ler e interpretar as informações contidas nas contas de energia elétrica (contas de luz).
- Construir argumentos de vivência da economia de energia elétrica a partir da compreensão dos dados analisados da referida conta.

Tecnologia
- Saber organizar, ler, analisar e interpretar dados em tabelas e gráficos eletrônicos.
- Saber inserir textos e imagens no editor de texto e formatar adequadamente.
- Desenvolver criatividade, motivação, memória, linguagem, atenção, percepção.

F. TECNOLOGIAS UTILIZADAS

- Planilha eletrônica
- Editor de texto
- Site de Furnas para pesquisa e aplicativos: http://goo.gl/7OhgTF
- Formulário de questões pós uso dos aplicativos no site acima: https://goo.gl/VLFKZo
- Robótica Lego para montagem da Casa Inteligente

G. ESTRATÉGIA COM O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS

A criação da planilha com tabela e gráfico foi uma forma muito prática para os alunos perceberem as diferenças de gastos de energia elétrica de cada família.

A criação dos folhetos permitiu que os alunos aprendessem a utilizar de forma correta os recursos do editor de textos.

Acesso ao site de Furnas Centrais Elétricas favoreceu a compreensão da importância do uso consciente da energia elétrica e, através dos jogos online, os alunos ficaram tão interessados e motivados que, em sala de aula, continuaram a discutir sobre o que tinham aprendido.

Com a montagem do robô Casa Inteligente os alunos puderam aprender como funciona uma casa com sensores que desligam/ligam a energia conforme a necessidade.

H. REGISTRO DO DESENVOLVIMENTO E DAS PRODUÇÕES DOS ALUNOS

Videofotos e atividades.

I. CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

Junho
Sondagem de KWh gastos nas residências dos alunos
Pesquisa sobre o tema e discussão em sala de aula

Agosto
Confecção de cartazes a partir dos dados das pesquisas

Setembro
Criação da planilha eletrônica com os dados obtidos

Outubro 
Navegação no site de Furnas assistindo vídeos explicativos e fazendo atividades lúdicas sobre o tema
Resolução do Formulário pós atividade no site
Montagem do robô Casa Inteligente

Novembro 
Criação e editoração de folhetos com dicas de desenvolvimento de hábitos inteligentes
Distribuição dos folhetos para a comunidade escolar

J. RESULTADOS OBTIDOS

- Mural comparativo do consumo de energia elétrica, através de gráfico
- Resolução do formulário sobre a atividade no site de Furnas
- Criação dos folhetos com dicas para redução de consumo de energia elétrica
- Distribuição dos folhetos

L. FONTES CONSULTADAS

Site
de Furnas Centrais Elétricas 
Apostila Pitágoras 

Tags

Guias