Leitura dramática
Como o estudo de um texto de teatro ajudou a turma a ganhar compreensão leitora
Por
06/03/2018
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Apresentado por
Jornalismo
Por
06/03/2018
O QUE É?
Experiência de Língua Portuguesa sobre leitura dramática. Trabalho vencedor do Prêmio Educador Nota 10 de 2016. Conteúdo originalmente publicado no site de Nova Escola.
QUEM FEZ?
Karin Elizabeth Bergamin Gröner, professora da EE Professor Fernando Brasil, em Curupá (SP).
PODE TE INSPIRAR PORQUE…
Os estudantes ganharam fluência e compreensão leitora depois de se dedicar a um trabalho de leitura de um texto de teatro para o público.
ETAPA
Língua Portuguesa
ANO
5º
CONTEÚDOS
leitura, leitura dramática, teatro
O encanto da leitura dramática
Estudar um texto teatral e soltar a voz na rádio contribui para o avanço na compreensão e na fluência leitora e para dar confiança aos alunos
A apresentação da classe foi registrada em um CD, gravado na rádio local. Crédito: Raoni Maddalena
Educadora Nota 10: Karin Elizabeth Bergamin Gröner
EE Professor Fernando Brasil
Curupá, SP
Língua Portuguesa
5º ano
Projeto: Leitura Dramática
Número de alunos da turma: 16 (por ser uma localidade com 3 mil habitantes, a maioria das turmas tem poucos alunos)
Duração do trabalho: 3 meses
Resumo do projeto:
Um número elevado de crianças do 5º ano apresentava grande dificuldade na interpretação de textos. Após toda a preparação para a realização de uma leitura dramática, registrada em CD para a biblioteca da escola, que foi gravada na rádio local, houve uma significativa melhora da fluência leitora dos alunos, considerando que a leitura fluente não é apenas a capacidade de ler com agilidade, mas sobretudo a de alcançar a compreensão do texto.
LEITURA DRAMÁTICA é uma prática social que circula na esfera das artes, especificamente, da arte da interpretação, do teatro. É uma prática que circula fora da escola, e que pode ser trazida para dentro dela não apenas com a finalidade de tornar os alunos proficientes na participação das mesmas, mas também como uma situação na qual a finalidade didática de possibilitar o desenvolvimento da fluência de leitura – oral e semântica (ou seja, com compreensão) – pode ser alcançada de modo significativo.
Kátia Lomba Bräkling. Coletânea de materiais de leitura para orientação do trabalho de formação da SEESP, p. 8.
Por que o trabalho foi premiado?
“A metodologia utilizada, a situação comunicativa escolhida, a sequência de atividades e o gênero proposto foram fundamentais para que os alunos lessem com fluência e compreensão. As atividades foram organizadas por Karin em diferentes graus de complexidade, criando uma espécie de andaime para que as crianças pudessem ir se apropriando dos conteúdos. A segunda parte, a dos ensaios, permitiu um estudo do texto em que se identificavam as características dos personagens, a situação em que vivem, suas motivações, seus sentimentos etc. O conhecimento desses detalhes e as muitas releituras colaboram para a constituição dos aspectos relacionados à oralização do texto como entonação, o ritmo, a velocidade e expressões faciais. Segundo Kátia Bräkling, isso decorre diretamente da compreensão do texto. Vale ressaltar que no grupo havia uma criança que não lia convencionalmente, porque não era alfabética, e outra recém-alfabética, que usava como estratégia a decodificação. Ao longo do trabalho, as duas avançaram muito. Segundo a coordenadora pedagógica, a turma, que na primeira avaliação processual de leitura havia alcançado apenas 30% em relação às expectativas de aprendizagem, chegou a 80% na última verificação.”
Célia Prudêncio, formadora de professores e de coordenadores pedagógicos e selecionadora do Prêmio Educador Nota 10
Clique aqui e confira o plano de aula "Desvendando a leitura dramática", elaborado por Célia.
Veja, também, o vídeo do projeto
Últimas notícias