Blog de Leitura

Mergulhe no universo dos livros

Manoel de Barros: baixe aplicativo com obra musicada do poeta

POR:
Anna Rachel Ferreira

Já contei algumas vezes por aqui da minha dificuldade com a poesia. Me sinto um pouco perdida ao tentar lê-la e, muitas vezes, a deixo de lado. Só que isso não acontece quando leio Manoel de Barros, autor do qual também já falei por aqui. Nunca me esqueço de quando Memórias Inventadas: a segunda infância chegou às minhas mãos. Aquelas folhas soltas embrulhadas para presente me encantaram. A simplicidade dos textos me encantou e a sonoridade de cada verso ecoou dentro de mim como música.

Pelo jeito, não foi só em mim. No ano do centenário de nascimento do poeta, o dia das crianças traz de presente um aplicativo para celular com parte da obra desse mato-grossense. Márcio De Camillo musicou poemas do autor que também foram ilustrados e animados com as iluminuras de Martha Barros, filha de Manoel e responsável pelas ilustrações de Memórias Inventadas. O resultado são dez clipes musicados, quatro poesias interativas, ferramenta de desenho com as iluminuras e de customização de fotos.

Ressalto os poemas interativos. Como eu contei para vocês, os escritos de Manoel são sensoriais. Se você fechar os olhos enquanto alguém os lê, você quase consegue ouvir o som dos pássaros voando ou sentir o cheiro de terra molhada pela chuva. É algo realmente impressionante. Nessa área da ferramenta, os pequenos poderão brincar com a poesia. Por exemplo, ao tocar uma palavra você pode se deparar com objetos, sons e interpretações possíveis para elas. Me parece um casamento perfeito com o que a obra dele me causa.

Esse aplicativo gratuito é uma extensão de um projeto anterior: Crianceiras. Ele foi concebido primeiro como espetáculo teatral baseado nos poemas do autor. Dá para ver o teaser da apresentação no vídeo abaixo.

 

Espero que você se inspire a conhecer mais sobre esse poeta de coisas simples e tão belas!

Até o próximo post!

Anna Rachel

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias