Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Licenciatura é a área que mais tem aluno à distância

Na rede privada, essa modalidade de ensino supera a presencial

POR:
Raissa Pascoal

A maior parte das matrículas em graduações à distância é em cursos de licenciatura. De acordo com dados do Censo da Educação Superior 2015, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta quinta-feira (6), nessa modalidade de ensino, as licenciaturas representam 40,5% do total de inscrições – 90,8% delas são em instituições privadas.

O número de matrículas em cursos à distância vem crescendo no país desde 2005 e, em 2015, foi de 1,4 milhão de pessoas, o que representa 17,4% do total de matrículas do Ensino Superior. No entanto, apesar do crescimento na modalidade, os dados do Censo revelam que a evolução do número de inscritos nas licenciaturas, de 2014 a 2015, só foi de 0,4% - nas outras graduações, o índice foi de 3,9%.

Outro dado interessante sobre licenciaturas no país é que esses cursos têm o maior percentual de doutores em sala de aula entre todas as graduações e 70% dos professores trabalham em tempo integral. O relatório do censo também aponta que, depois da licenciatura em Pedagogia, com 648.998 matrículas (44,3% do total), a mais procurada é a de são Educação Física, com 149.011 inscrições (10,2%). A disciplina foi um dos focos das discussões nos últimos dias devido à divulgação da Medida Provisória (MP) do Ensino Médio, que retira a obrigatoriedade de Educação Física e Arte nessa etapa de ensino.

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias

Assuntos Relacionados