Blog Tecnologia na Educação

Confira as melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula no blog

Ferramentas para organizar o portfólio dos alunos

POR:
Nairim Bernardo

Olá, professores

Organizar os portfólios dos alunos pode dar bastante trabalho. Afinal, são muitas atividades, fotos, documentos e relatórios acumulados durante o ano letivo. Se a turma for grande ou se você der aula para mais de uma sala, certamente o trabalho será maior ainda! Fotografar ou escanear a papelada é uma boa opção. Entretanto, arquivos digitais também podem ficar bagunçados caso você não saiba a melhor forma de organizá-los.

Para ajudá-los nessa tarefa, sugerimos quatro ferramentas de armazenamento de fotos:


Google Fotos

A facilidade desse sistema de armazenamento já começa no acesso. Com o login do Google (o mesmo usado para acessar o Gmail), os usuários podem entrar na plataforma pelo computador, celular ou tablet. Por lá, dá para criar diversas pastas para organizar as fotos e os vídeos, separando os trabalhos por escola, por turma e até por aluno. O Google Fotos também permite o compartilhamento de seus arquivos. Dessa forma, ao gerar um link, é possível, de forma rápida e simples, disponibilizar os trabalhos das crianças para os pais. Outra boa notícia é que, segundo o próprio Google, não há limitação de espaço.

Veja os links de acesso para o aplicativo:

Web (desktop)

Google Play (Android)

App Store (iPhone e iPad)

 

OneDrive

O OneDrive possui as mesmas facilidades oferecidas pelo Google Fotos: subir imagens e vídeos, criar pastas e compartilhá-las. A maior diferença é que a ferramenta está ligada à conta da Microsoft. O grande destaque é que, diferente do anterior, o OneDrive permite o armazenamento de outros tipos de arquivo, como documentos de texto, planilhas e apresentações de PowerPoint. O ponto ponto negativo fica por conta do limite do espaço gratuito de armazenamento: 5 GB. Além disso, ele é mais lento na hora de fazer uploads e downloads.

Veja os links de acesso para o aplicativo:

Web (desktop)

Google Play (Android)

App Store (iPhone e iPad)

 

Flickr

Mais do que um álbum de fotos, o Flickr funciona como uma rede social para os amantes da fotografia. Além de armazenar, classificar, compartilhar fotos, é possível buscar imagens, participar de grupos e fazer novos amigos. Para acessar, o usuário pode utilizar sua conta do Facebook, do Google ou do Yahoo!. Ao contrário das duas ferramentas anteriores, é possível deixar seus álbuns abertos publicamente, permitindo que qualquer pessoa encontre seu perfil no Flickr e visualize suas imagens. Por isso, tome cuidado ao configurar as definições de privacidade – pública ou só visível aos amigos – e o tipo de licença para o uso das fotos – se elas podem ser compartilhadas ou se só você tem os direitos de publicação. A plataforma também possibilita o upload de vídeos e disponibiliza, gratuitamente, o espaço de 1 terabyte (TB) para armazenamento.

Veja os links de acesso para o aplicativo:

Web (desktop)

Google Play (Android)

App Store (iPhone e iPad)

 

Dropbox

Para acessar o Dropbox é necessário criar uma conta no site da plataforma. Feito isso, você poderá utilizar o serviço por meio do próprio site ou de um aplicativo que poderá ser instalado no computador, celular ou tablet. A grande vantagem do Dropbox é que, ao contrário de seus concorrentes, ele pode ser instalado em múltiplos sistemas operacionais: Windows, Mac e Linux, além de iOS, Android, BlackBerry, Kindle Fire e Windows Phone. Assim como nas demais plataformas, é possível criar pastas e compartilhá-las com outros usuários. Ele também permite o armazenamento de qualquer tipo de arquivo, incluindo vídeos, áudios, planilhas e documentos de texto. A ferramenta só fica atrás quando o assunto é espaço: são apenas 2 GB disponíveis gratuitamente.

Veja os links de acesso para o aplicativo:

Web (desktop)

Google Play (Android)

Apps Store (iPhone e iPad)

Tags

Guias