Apresentado por
Atta Mídia

Alfabetização e letramento: conheça o exemplo de Lagoa Santa (MG)

Vídeos revelam o processo de ensino e aprendizagem de escrita e leitura

POR:

O QUE É? 

Vídeos da coleção Alfaletrar, formação docente na rede municipal de Educação de Lagoa Santa (MG) coordenada por Magda Soares, professora emérita da Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale). O material trata da aprendizagem inicial da língua escrita com foco em alfabetização e letramento. 

QUEM FEZ? Atta Mídia e Educação com apoio da Fundação Lemann, que tem como missão colaborar com pessoas e instituições em iniciativas de grande impacto que garantam a aprendizagem de todos os alunos e formar líderes que resolvam os problemas sociais do país, levando o Brasil a um salto de desenvolvimento com equidade.

PODEM TE INSPIRAR PORQUE... Explicam as intervenções docentes necessárias para que as crianças aprendam a ler e escrever.

ETAPA Educação Infantil e Ensino Fundamental

ANO Pré-escola e 1º ao 3º.

CONTEÚDOS alfabetização, letramento, consciência fonológica, leitura, escrita

Os vídeos estão organizados na tela abaixo. Clique na parte superior esquerda e veja todos. Em seguida, uma descrição do que contém cada um deles. 

Vídeo 1 - Alfabetização e Letramento - Explica a importância de desenvolver a consciência para o som das sílabas e da correspondência entre som e letra e como fazer isso com as crianças.

Vídeo 2 - Alfabetização e letramento - O texto como eixo principal - Explica como usar textos a favor da alfabetização, se valendo da leitura, da compreensão do conteúdo, da ampliação do vocabulário da criança

Vídeo 3: Três desenvolvimentos: psicogenético, conhecimento das letras e consciência fonológica - Explica como as crianças compreendem o que a escrita representa ao mesmo tempo em que descobrem as letras e o que elas representam e adquirem a consciência fonológica. Também revela como são preciosas as intervenções dos professores para ajudar a turma avançar.

Vídeo 4: Psicogênese da Língua Escrita - Explica o percurso das crianças no que diz respeito à escrita, avançando no conhecimento das letras até conquistar o jeito convencional de escrever e as intervenções que contribuem com o processo.

Vídeo 5: Desenvolvimento psicogenético - icônica, garatuja e pré-silábica - Explica de que forma e o motivo pelo qual as crianças começam a se aventurar no processo de aprendizagem da escrita, usando ícones, passando pela fase das garatujas, até dar o salto de perceber que palavras representam sons.

Vídeo 6:  Desenvolvimento Psicogenético - fases silábicas com valor sonoro e sem valor sonoro - Explica de que forma as crianças aprendem que as palavras se dividem em pedaços (as sílabas) e  transitam entre as fases silábica sem e com valor sonoro, e como fazer intervenções produtivas.  

Vídeo 7: Desenvolvimento Psicogenético - fases silábico alfabética e alfabética - Explica como os alunos progridem no processo de escrita, compreendendo que falar os sons das sílabas ajuda a descobrir quais letras usar para escrever.  

Vídeo 8: Consciência Fonológica - Fase pré-fonológica - Os alunos na fase pré-fonológica (que inclui as fases icônica, garatuja e pré-silábica) trabalham com rimas para notar os sons das palavras e quantas sílabas elas têm, adquirindo a consciência silábica.

Vídeo 9: Consciência Fonológica - Fase fonológica - Explica como os alunos adquirem a consciência fonológica e superam a confusão entre P e B, e V e F, dentre outras letras, porque ganham, com o decorrer das intervenções docentes, a consciência fonêmica.

Vídeo 10: Conhecimento das letras - Explica como trabalhar com o alfabeto móvel de forma a conhecer as letras e diferenciá-las  e o livro do alfabeto.

Vídeo 11: Alfabetização e letramento - Educação Infantil: Explica o quanto é complexa a aprendizagem relacionada a ler e escrever, que envolve aprender a tecnologia da escrita e as funções sociais da língua escrita, e como deve ser o olhar do professor.

Vídeo 12: Educação Infantil - Parte de um processo - Explica o papel da Educação Infantil na aprendizagem da escrita e da leitura, acompanhando e estimulando as crianças no processo de alfabetização e do letramento.

Vídeo 13: Ciclo Básico: 1º e 2º anos - Explica o que pode ser explorado com as crianças nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, dando continuidade ao que foi trabalhado na Educação Infantil, em um esquema de ciclos. A ideia é que durante esse período, a criança consiga dominar o sistema alfabético de escrita

Vídeo 14: Ciclo Básico 1º e 2º anos: da palavra à frase - Explica como ajudar as crianças compreenderem as frases, o espaço entre as palavras, as letras maiúsculas iniciais, entre outras características.

Vídeo 15: Ciclo Básico 1º e 2º anos: alguns procedimentos didáticos - Explica quais intervenções podem ajudar a turma a alcançar a escrita alfabética convencional, como pronunciar em voz alta as sílabas das palavras, classificar as letras em intrusas ou ajudantes, etc.

Vídeo 16: Ciclo Básico - 3º ano - Explica que domínios a criança pode ter da língua escrita no 3o. ano - por exemplo, escrever com relativa correção ortográfica -, além de tratar da importância de memorização da grafia de algumas palavras, da passagem da leitura e escrita de palavras para a de textos e da aprendizagem da estrutura do texto.   

Vídeo 17: Biblioteca escolar e literatura infantil - Explica a validade de as crianças terem contato com livros de literatura infantil mesmo que ainda não saibam ler e escrever de modo convencional e apresenta boas ideias para organizar uma biblioteca infantil de forma simples e fazê-la funcionar de modo atrativo.

Vídeo 18: Currículo, metas e diagnóstico - Explica o que é currículo, quais as habilidades que as crianças devem desenvolver na aprendizagem inicial da língua escrita. Destaca, com exemplos, que conteúdos só têm razão de ser no currículo se estiverem atrelados a habilidades, e como traçar metas alcançáveis a fim de fazer a turma avançar.

Vídeo 19: Cultura de rede - Explica como foi organizado o trabalho de rede em Lagoa Santa, com foco no desenvolvimento profissional dos professores.