Blog de Leitura

Mergulhe no universo dos livros

Luis Fernando Verissimo comemora 80 anos com dois novos livros

POR:
Anna Rachel Ferreira

A primeira vez que tive contato com a literatura de Luis Fernando Verissimo, eu estava nos  anos finais do Ensino Fundamental. Meu pai tinha dois livros dele: As Mentiras que os Homens Contam e Comédias para se Ler na Escola. Achei engraçada a caricatura de um senhor gordinho, bastante calvo, com óculos grandes, que ilustrava as capas. De cara, rolou uma empatia que se tornou uma diversão só, regada a altas gargalhadas durante a leitura das pequenas histórias que compunham os dois títulos.

O tempo passou. Agora eu estou com 28 e ele com 80 anos. Isso mesmo, o cronista gaúcho e filho de um dos grandes nomes da nossa literatura, Érico Verissimo, acaba de entrar para o grupo dos octogenários e comemora o feito como gosta: apresentando mais duas obras ao mundo. Verissimo já disse algumas vezes que o processo de escrever não é prazeroso, mas ver a obra pronta, isso sim é um prazer. Imagino que ele deve estar bem contente nesta semana.

Amanhã, 30 de setembro, ele lança Verissimas (264 págs, 44,90 reais). A publicação é uma coletânea de textos do autor, compilados pelo jornalista Marcelo Dunlop. O engraçado é que Marcelo se encantou por Verissimo quando era adolescente ao ler uma crônica que fazia piada sobre a morte. Tema macabro para se rir, não é mesmo? Pois esse gaúcho consegue fazer rir de tudo.

Capa da coletânea Verissimas

Além da coletânea, na próxima semana, o autor faz um lançamento inédito: pela primeira vez ele falará diretamente com o público infantil. As Gêmeas de Moscou (32 págs, 34,90 reais) conta a história de Olga e Tatiana, duas bailarinas que são irmãs gêmeas muito diferentes entre si. Uma era arrogante e a outra era doce. Uma, exímia dançarina, a outra, um tanto cambaleante. Mas, quando um acidente acontece no meio da apresentação das duas, elas olharão a si mesmas com novos olhos.

Capa do livro As Gêmeas de Moscou

Vale muito a pena conferir os dois novos títulos de Verissimo e aproveitar para conhecer outras publicações do autor.

Até o próximo post!

Anna Rachel

 

Tags

Guias