Conferência abre inscrições para projetos que unem aprendizagem e tecnologia

Objetivo da Scratch Brasil 2017 é ser um ponto de encontro de educadores, pesquisadores e desenvolvedores que querem aplicar ferramentas de programação ao ensino

POR:
Gabriel Seixas
Media Lab do Instituto de Tecnologia de Massachusets (MIT), onde surgiu o Scratch. (Foto: Noboyuki Ueda/Flickr)

Estão abertas as inscrições para a Conferência Scratch Brasil 2017, um grande evento para promover a aprendizagem sobre programação na Educação Básica e difundir experiências bem-sucedidas no país.

O encontro, que ocorrerá em São Paulo nos dias 5, 6 e 7 de outubro, é organizado pelo Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP (CITI-USP), o Lifelong Kindergarten do MIT Media Lab (LLK), a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa e a LSITec, com o apoio da Fundação Lemann, mantenedora de NOVA ESCOLA.

Além de oficinas e apresentações, o evento receberá Mitchel Resnick, criador do Scratch e professor do MIT Media Lab, como palestrante. A conferência será uma oportunidade de troca de experiências, tanto para educadores que gostariam de divulgar seus trabalhos com o Scratch quanto para quem ainda não conhece a ferramenta.

Conheça a tecnologia

O Scratch é uma plataforma digital que possibilita o desenvolvimento de jogos, histórias interativas e animações, por uma interface audiovisual, composta de blocos interativos e outros itens, possibilitando, ainda, que seus usuários compartilhem suas criações pela internet.

A ferramenta permite que qualquer pessoa acesse o mundo da programação, sem necessidade de um curso ou algum conhecimento prévio na área. Projetada pelo grupo Lifelong Kindergarten no Media Lab do Instituto de Tecnologia de Massachusets (MIT), a plataforma é amplamente utilizada para o desenvolvimento de novas formas de aprendizado, abrindo esse novo campo para professores e alunos.

Disponível em mais de 40 idiomas, o Scratch é fornecido gratuitamente e roda nos principais sistemas operacionais (Windows, Linux e Mac).

Como apresentar um projeto

Professores que têm boas experiências para mostrar podem participar da Conferência apresentando seus projetos.Os Interessados em submeter trabalhos realizados têm até o dia 21 de julho para se inscrever no site, em uma das três modalidades de apresentação disponíveis:

  • Apresentação oral: podem ser feitas de duas formas, a critério da comissão que organiza e de acordo com os temas:
    • Apresentação relâmpago: exposição curta e dinâmica, com 5 minutos de duração.
    • Apresentação em mesa redonda: cada participante terá 10 minutos para divulgar seu trabalho, seguido de um tempo para discussão e perguntas aos participantes da mesa.
  • Oficina: realização de atividades práticas e criativas, com duração de 1h30min, que envolvam o uso do Scratch.
  • Mostra interativa de pôsteres: exposição do trabalho por meio de pôsteres, juntamente com recursos que possam ser experimentados pelos participantes

Serviço

A Conferência Scratch Brasil 2017 acontecerá no Centro Universitário Maria Antônia, que fica na Rua Maria Antonia 258 e 294, no bairro Vila Buarque, na capital paulista.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a organização do evento pelo e-mail info@scratchbrasil.org.

Confira mais vagas e oportunidades em Educação

Tags

Guias