Qual expressão é a correta: "afim" ou "a fim de"?
Nova Escola te ajuda a tirar dúvidas sobre a Língua Portuguesa
13/07/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
13/07/2017
As expressões "A fim" e "afim", por serem muito semelhantes, acabam sendo utilizadas em contextos inadequados. Veja, a seguir, a diferença entre elas.
A fim de
É uma locução prepositiva, ou seja, que exerce função de uma preposição, indicando a ideia de “finalidade”, “objetivo”. Na linguagem informal, a expressão é muito usada no sentido de “querer”, "estar interessado" ou “estar disposto a”. Mas a locução também tem o mesmo significado e em alguns casos pode ser substituída pela preposição “para”. Exemplos:
Saiu da escola a fim de encontrar os amigos no clube. = Saiu da escola para encontrar os amigos no clube.
Você está a fim de procurar um novo emprego? = Você está disposto/quer procurar um novo emprego?
Afim
Pode ser um adjetivo que significa “igual” ou “semelhante”, ou substantivo masculino que indica “pertencente ao mesmo grupo”. Está relacionado à ideia de afinidade, proximidade. Pode ser flexionado para o plural, de acordo com o contexto. Exemplos:
Tiveram atitudes afins quando discutiram o caso do aluno reprovado.
São pessoas de espíritos afins.
Foram convidados para a festa os funcionários da escola e afins.
Veja outras dicas sobre a Língua Portuguesa na página S.O.S. Português
Consultoria Arlete Bannwart Vieira, professora aposentada e consultora de alunos do Ensino Médio do Colégio Stockler, em São Paulo.
Últimas notícias
Prática pedagógica
Matemática: 5 sugestões para estudar o Teorema de Pitágoras nos Anos Finais
Veja como desenvolver uma das habilidades prevista para o 9º ano de forma significativa
Avaliação
Como construir bons instrumentos avaliativos para os Anos Finais do Ensino Fundamental?
Dinâmicas em grupo, definição de rubricas e projetos desenvolvidos ao longo do ano conferem protagonismo aos alunos e abrem caminhos para avaliações formativas
Prática pedagógica
Educação Antirracista: como desenvolver projetos nos Anos Iniciais do Fundamental?
É importante que a construção das propostas tenha participação ativa dos estudantes e que elas envolvam toda a comunidade escolar e aconteçam de forma consistente ao longo do ano
Educação Infantil
Interações: seis sugestões de propostas para desenvolver linguagem e expressão
Saiba como criar condições para que as crianças possam se expressar por meio de diferentes formas de linguagem
Estratégias
Gestão escolar: como garantir tempo para o planejamento dentro da jornada de trabalho dos professores
Diante de condições que não são as ideais, cabe aos gestores criarem estratégias de mitigação do problema