Blog Tecnologia na Educação

Confira as melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula no blog

Eleições na sala de aula: 8 sites e aplicativos que ajudam a tratar sobre o tema

POR:
Laís Semis

A contagem regressiva para as eleições começou. Em menos de uma semana, no próximo domingo, dia 2 de outubro, votaremos para eleger o prefeito e os vereadores de todas as cidades do país.

Muitos professores aproveitam a oportunidade para discutir com os alunos as reponsabilidades dos eleitos para o Executivo e Legislativo, como funcionam as doações de campanha, cujas regras estão diferentes a partir deste ano, a diferença entre votos nulos e brancos e o processo participativo.

Para além dos memes e da boataria que assolam as redes sociais nesses dias, a internet pode ser uma grande aliada como fonte de informações sobre esses assuntos e, também, na hora de tomar uma decisão consciente.

Por isso, listamos oito sites e aplicativos que vão ajudá-los nesse processo.

Portal Brasil
Antes de escolher um candidato, é importante saber: o que cabe ao prefeito e aos vereadores realizar? O site, oficial do Governo Federal, traz conteúdos que explicam as funções dos eleitos para os cargos do Executivo e do Legislativo. Também apresenta a legislação eleitoral, que inclui informações sobre a condutas vetadas ao cidadão, regras para propaganda política e obrigações de candidatos e partidos. Por lá, é possível saber mais sobre o funcionamento da urna eletrônica e como justificar a ausência no dia da votação. Acesse aqui.

Eleições 2016
De caráter informativo, o site apresenta o Guia do Eleitor, que responde diversas dúvidas relacionadas ao pleito. Entre as informações disponíveis estão, por exemplo, as diferenças entre voto nulo e voto branco, o que é permitido ou proibido no dia das eleições, curiosidades sobre o número de candidatos a vereador que um partido pode lançar e quais os motivos que podem anular a eleição. Além disso, também traz o Calendário Eleitoral, com as principais datas que o eleitor precisa saber. Acesse aqui.

Politize
O Politize reúne uma ampla quantidade de materiais que tratam sobre política – e não apenas sobre o processo eleitoral –com uma linguagem clara e acessível. Por meio dele, é possível descobrir, por exemplo, o que o prefeito deve fazer quando o assunto é Educação, quais são as principais questões em pauta nos municípios brasileiros e qual é o trabalho do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Os conteúdos podem ser buscados por temas – reforma política, democracia digital, dinheiro público e transparência estão entre eles. A plataforma está disponível na versão mobile e web.
 
Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Informações completas sobre os candidatos a prefeito, vice e vereador, incluindo o registro de suas contas eleitorais podem ser encontradas neste link. O site também é uma boa opção para conhecer as propostas e o histórico dos que concorrem à prefeitura, acessar informações sobre área jurídica, conhecer estatísticas sobre as candidaturas e o eleitorado e obter outros esclarecimentos oficiais relacionados ao processo eleitoral. Acesse aqui.

Além do próprio site, o TSE lançou 11 aplicativos relacionados às eleições. Abaixo destacamos os quatro que consideramos os mais úteis. Os demais, no entanto, podem ser acessados aqui:

Pardal - Denúncias Eleitorais
Observou alguma prática indevida ou ilegal no âmbito das eleições? Propaganda irregular, compra de votos e outros crimes eleitorais podem ser registrados com fotos ou vídeos que mostrem os indícios. O anonimato da denúncia é garantido e as irregularidades são encaminhadas para análise do Ministério Público Eleitoral (MPE). O aplicativo, que já recebeu mais de 32 mil denúncias, está disponível para Android e iOS.

Mesário
Indicada para quem é mesário de primeira viagem ou para quem já tem experiência e quer entender melhor os trabalhos na seção eleitoral, a ferramenta conta com instruções, orientações e as principais perguntas e respostas que ajudam a complementar o treinamento desse colaborador. O aplicativo pode ser baixado em Android e em iOS.

Resultados
Para acompanhar em tempo real os resultados do 1º e 2º turno é só acessar essa plataforma. Além dos votos por candidato, será possível saber quais já estarão eleitos e quais seguirão para o segundo turno. Os números serão divulgados a partir das 17h do dia da eleição: 2 de outubro. O aplicativo está disponível apenas para Android.

Eleições 2016 - Saiba tudo!
Dúvidas de última hora como o local de votação, a sua situação junto ao TSE e os dados do título de eleitor podem ser sanadas por meio desse aplicativo. Ele também disponibiliza diversos materiais como PDFs, vídeos e notícias com informações sobre o processo eleitoral. Baixe a versão para Android ou iOS.

Laís Semis
Equipe NOVA ESCOLA

Tags

Guias

Tags

Guias