Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Veja como participar das audiências para propor mudanças à Base

Serão cinco encontros entre julho e setembro para debater o texto final do documento

POR:
Larissa Darc
Qualquer pessoa poderá participar das discussões da bade  (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

 A Base Nacional Comum Curricular se aproxima de sua última fase antes de entrar em vigor. Em julho tem início as audiências públicas que permitirão à sociedade debater e fazer propostas de alterações na terceira versão do documento, entregue ao Conselho Nacional de Educação (CNE) em abril. Os encontros serão realizados em todas as regiões do Brasil.

As reuniões que ocorrerão em Manaus, Recife, Florianópolis, São Paulo e Brasília, participarão associações convidadas e qualquer cidadão que se inscrever pelo site oficialDe acordo com o regimento das reuniões, "os participantes terão três minutos cada um para expor oralmente suas posições sobre o objeto da audiência pública, podendo, também, entregar à Mesa Diretora o conteúdo de sua manifestação em formato manuscrito, impresso ou digital".

Além dessas manifestações, também serão aceitas "contribuições fundamentadas e circunstanciadas, elaborados por entidades representativas e por especialistas envolvidos com o tema da Base Nacional Comum Curricular", como aponta o CNE. Para isso, basta enviar um email, com autoria identificada e qualificada, para cne.bncc@mec.gov.br com o arquivo em anexo.

"Essa é mais uma oportunidade para as pessoas conhecerem o que a Base propõe. Nesse sentido, essa é uma etapa que reforça o caráter democrático do processo", explica Alice Ribeiro, secretária executiva do Movimento pela Base. O CNE utilizará essas contribuições para analisar os últimos detalhes da BNCC, podendo sugerir possíveis alterações antes que o documento seja homologado pelo Ministério da Educação (MEC).

O primeiro encontro ocorrerá em Manaus, no dia 7 de julho. O formulário de inscrição estará disponível a partir desta segunda, dia 26 de junho. 

Os eventos serão transmitido ao vivo pelo site do Canal Futura.

Confira o calendário das audiências*:

NORTE
Data: 7 de julho de 2017 
Local: Manaus

NORDESTE
Data: 28 de julho de 2017 
Local: Recife

SUL
Data: 11 de agosto de 2017 
Local: Florianópolis

SUDESTE
Data: 25 de agosto de 2017 
Local: São Paulo 

CENTRO-OESTE
Data: 11 de setembro de 2017 
Local: Brasília

*O calendário das audiências públicas pode sofrer modificações.

Tags

Guias