Câmara abre inscrições para o Prêmio Brasil Mais Inclusão - e sua escola pode participar
A premiação reconhece iniciativas de governos e empresas que favoreçam a participação ativa de pessoas com deficiência na sociedade e no mercado de trabalho
Premiação concedida pela Câmara dos Deputados receberá projetos até o dia 30 de junho. (Foto: Shutterstock)
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Brasil Mais Inclusão, concedido pela Câmara dos Deputados desde 2015. A iniciativa reconhece práticas relevantes que promovem e inspiram a inserção de pessoas com deficiência na sociedade e no mercado de trabalho.
Além de escolas, podem concorrer empresas públicas e privadas, setores da União, de estados e municípios, organizações da sociedade civil e até pessoas que tenham exemplos de superação para mostrar.
Senadores e deputados deverão indicar os concorrentes por meio do formulário de indicação impresso, assinado em próprio punho pelos parlamentares, e entregue à Segunda-Secretária da Câmara dos Deputados. Empresas e outras organizações, como instituições de ensino, podem se inscrever diretamente preenchendo o formulário de autoindicação.
Os inscritos concorrerão a dez diplomas de menção honrosa nas categorias "Personalidades, entes federados (União, Estados e Municípios)" e "Empresas públicas ou privadas, ONGs e Oscips (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público)".
Seleção
Segudo a nota divulgada no site da Câmara, a comissão julgadora é formada por um conselho deliberativo que analisará os projetos a partir dos valores presentes na Constituição Federal e da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Esse conselho é composto por membros da Mesa Diretora (Segundo e Terceiro secretários da Câmara dos Deputados), pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e um representante de cada partido com assento na Casa.
As inscrições vão até 30 de junho, às 18 horas, e a lista dos vencedores será divulgada no dia 10 de agosto. A solenidade de premiação está marcada para 20 de setembro, às 11 horas, durante a semana do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro).
Mas atenção: a Câmara não se responsabilizará pelas despesas de deslocamento, hospedagem e transporte dos vencedores.