6 indicações para entender a realidade dos refugiados

Confira uma seleção de conteúdos que explicam as causas e consequências do fenômeno migratório e saiba como a escola pode colaborar para a inclusão desses estudantes

POR:
Larissa Darc
(Shutterstock)

Guerra, fome e desastres ambientais são algumas das principais razões pelas quais 65 milhões de pessoas deixaram os seus países de origem em 2016, de acordo com o relatório divulgado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. Desses, 22,5 milhões fugiram de perseguições raciais, políticas ou religiosas. Mais de 9 mil foram abrigados pelo Brasil.

Além da insegurança sobre o futuro e as barreiras linguísticas que essas famílias enfrentam, ainda há o preconceito dos habitantes dos países em que se estabelecem, o que dificulta ainda mais a adaptação.

Em lembrança ao Dia Internacional do Refugiado, comemorado em 20 de junho, separamos materiais que podem ajudar a desmistificar e entender melhor esse fenômeno migratório. Confira nossa seleção:

O desafio das escolas brasileiras com alunos imigrantes

O número de refugiados cresceu nos últimos anos, mas, em 2010, a rede pública já estava lidando com a chegada de imigrantes nas salas de aulas. O idioma é uma das principais barreiras de adaptação. Mas esse é apenas um dos desafios para as escolas. Saiba como instituições de ensino têm promovido a integração desses estudantes

.

O mundo em uma escola

A EMEF Infante Dom Henrique, localizada na capital paulista, é referência em acolhimento de estrangeiros. Atualmente, 20% de seus alunos são bolivianos, senegalenses, haitianos, sírios e libaneses. Conheça o trabalho da instituição aqui.

ACOLHIMENTO O diretor Cláudio (à direita) com o coordenador Carlos, Sharazad, Mohamed e Mayas na entrada da Dom Henrique
(Crédito: Mariana Pekin)

Filmes para debater a imigração ilegal

A consultora Liliam Rosa Prado listou seis filmes para trabalhar em aula as questões migratórias da Europa e Estados Unidos. Confira as indicações!

Por que judeus e palestinos vivem em conflito?

Saiba quais são as origens das principais disputas no Oriente Médio, que são responsáveis por grande parte da evasão populacional desses países.

O que foi a Guerra dos Seis Dias e por que é importante entender seus efeitos

Quando os judeus fundaram Israel, deram início a um dos maiores conflitos contemporâneos. Veja como, em menos de uma semana, esse estado se estabeleceu como uma grande potência armada, resultando em confrontos que geraram milhões de refugiados pelo mundo.

Tanque abandonado após a Guerra dos Seis Dias (Shutterstock)

Existem muitas maneiras de conseguir um visto permanente no país. Seja estando em uma relação estável com um brasileiro ou fazendo investimentos no território nacional, as leis estão cada vez mais flexíveis para acolher aqueles que precisam de uma nova pátria para chamar de sua. Entenda as situações que liberam o direito.

Tags

Guias