Como fazer a inclusão de verdade? Especialistas discutem o assunto
PorNOVA ESCOLA
26/09/2016
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
26/09/2016
Quando um aluno com deficiência chega à escola, é comum um baque: e agora, o que fazer? Discutimos esse tema com Claudia Mistreli, professora do atendimento educacional especializado (AEE) no CEU Lajeado em São Paulo. No bate-papo, ela explicou como ela desenvolve seu trabalho e demonstrou que incluir, de verdade, pode ser mais simples do que nós imaginamos. O debate também contou com a participação da especialista em inclusão Meire Cavalcante, que contou alguns episódio que viveu durante consultorias e formações de professores.
Como ouvir
Ouça o episódio clicando no botão de play. Também é possível baixá-los para escutar offline. Para isso, clique na flecha que aponta para baixo, ao lado da opção "compartilhar".
No celular: é possível ouvi-lo em aplicativos como o Podcasts (para usuários de iPhone) e BeyondPods (baixe o aplicativo e procure por NOVA ESCOLA).
Sobre a série
Fala aí, professor! é uma série de podcasts que tem o objetivo de dar voz aos professores brasileiros e buscar, junto com especialistas, possíveis soluções para alguns desafios enfrentados no dia a dia da escola pública.
Os temas abordados foram considerados urgentes por professores de Ensino Fundamental e Médio de todo o Brasil na pesquisa Conselho de Classe 2015, realizada pelo Ibope Inteligência sob encomenda da Fundação Lemann e do Instituto Paulo Montenegro.
Fala aí, professor! é uma produção de NOVA ESCOLA, em parceria com a Fundação Lemann e com apoio da Central 3.
CLIQUE AQUI PARA CONHECER TODOS OS EPISÓDIOS DA SÉRIE E ASSINAR A NEWSLETTER DE PODCASTS
CRÉDITOS Roteiro e produção LETÍCIA SAKATA (Fundação Lemann), PAULA PERES e WELLINGTON SOARES (Nova Escola). Locução WELLINGTON SOARES. Gravação, edição e mixagem LEANDRO IAMIN (Central 3).
Últimas notícias
Alfabetização
Planejamento da alfabetização: como consolidar as aprendizagens
Confira sugestões para analisar as avaliações diagnósticas e conheça experiência de como utilizar agrupamentos produtivos na prática
Arte
Folclore nas artes: como organizar o estudo nos Anos Iniciais do Fundamental
Em agosto, celebramos o Dia do Folclore, uma data importante para o trabalho e planejamento docente. Inspire-se em práticas para abordar a temática sob a perspectiva das artes
Diversidade
Educação Antirracista: caminhos para trabalhar a temática nos Anos Finais do Fundamental
Confira sugestões de propostas que abordam relações étnico-raciais e um material que lista como cada componente curricular pode explorar o assunto
Crianças
Semana Nacional da Educação Infantil e os direitos de aprendizagem
Essa data traz uma boa oportunidade para reflexões e planejamento de experiências em torno das garantias consolidadas na Base Nacional Comum Curricular
Linguagem
Língua Portuguesa: ajude seu aluno a ler o mundo em diversos contextos
A aquisição e desenvolvimento da linguagem demandam o reconhecimento da língua em sua totalidade, os propósitos comunicativos e a interação entre interlocutores e a vida em sociedade