Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Blog

Blog Tecnologia na Educação

Confira as melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula no blog

02 de Junho de 2017 Imprimir
5 4 3 2 1

7 jogos virtuais de NOVA ESCOLA para ensinar matemática

Por:

Olá, professores,

O treino constante e a resolução de exercício são práticas essenciais para a fixação do conteúdo de Matemática, mas alguns alunos se sentem desestimulados pela repetição fora de contexto. Talvez por isso, dois dos termos mais buscados em NOVA ESCOLA são “jogos” e “matemática”. Sinal de que há entre vocês, leitores, uma demanda por esse tipo de material dentro do nosso site.

Para ajudá-los nessa procura, decidimos listar uma série de jogos gratuitos disponíveis em nosso site. São games simples, mas que podem ajudar a fazer uma atividade diferente para os alunos. 

Vamos lá? 

Feche a caixa  

Se o objetivo é estimular o cálculo mental, essa é a brincadeira certa para a sala. Para vencer, basta jogar os dados e abaixar os números para fechar as caixas.  

Jogo da Cerca  

Competição que exige do raciocínio lógico. As crianças precisarão desenvolver estratégias para conquistar o maior número de cercados para criar os seus animais. 


Daqui pra lá, de lá pra cá

Os pequenos vão utilizar os conhecimentos geométricos e de orientação espacial para ajudar o personagem a cumprir o trajeto proposto. Para isso, precisarão indicar a direção que ele deverá seguir para vencer o desafio. O game foi utilizado pela professora Selene Coletti no projeto que lhe valeu o prêmio Educadora Nota 10 de 2016. Aliás, veja seu plano de aula utilizando o jogo.

Labirinto da tabuada  

Que tal unir futebol à tabuada? Para fazer um gol, o estudante deve estar afiado na multiplicação, para fazer com que a bola chegue até a rede. O aluno escolhe dois números e deve acertar por quanto eles foram multiplicados para resultar no quadrante seguinte. 

Enigma das frações

Como o próprio nome sugere, essa brincadeira vai gerar reflexões sobre os diferentes conceitos de fração, ajudando na compreensão desse conteúdo de forma lúdica e desafiante com gnomos e cristais mágicos.  


Jogo do castelo

Sistema numérico e decimais são os pontos que desafiarão os jogadores que enfrentarem essa aventura. Ao ajudar o Príncipe Numeraldo a não se perder em seu palácio, os alunos estimularão a sua capacidade lógica.  

Jogo da antecipação  

Nessa rodada de 10 questões sobre as operações básicas, a meta é utilizar os conceitos de arredondamento e decomposição para descobrir em qual intervalo está o resultado de uma operação. 

Gostou das propostas? Já utilizou um desses jogos em sala de aula? Tem alguma para acrescentar? Então deixe a sua impressão nos comentários.

Um grande abraço,

Larissa Darc

Tenha acesso a conteúdos e serviços exclusivos
Cadastre-se agora gratuitamente
Cadastrar