Conheça três cursos online e gratuitos para educadores

Interessados em Matemática, ensino híbrido e gestão escolar já podem se matricular no Coursera, plataforma de ensino online . As aulas começam no dia 3 de outubro

POR:
Laís Semis

Mulher de cerca de 25 anos, sentada em uma bancada, folheando um caderno de anotações na frente do computador
No dia 3 de outubro, o Coursera, plataforma de ensino online, dará início a cursos nas áreas de Matemática, ensino híbrido e gestão escolar. Vídeo-aulas, materiais de leitura e atividades sobre os assuntos serão disponibilizados gratuitamente em português num ambiente virtual de aprendizagem.

Os educadores que desejam fazer o curso já podem se inscrever pelo site. As aulas podem ser acompanhadas pelo computador ou pelo aplicativo. Para obter um certificado, é necessário pagar uma taxa de 29 dólares, cerca de 95 reais.

O Coursera é uma rede composta por 146 instituições parceiras de 28 países. Ao todo,  são 2.208 cursos disponíveis gratuitamente. Apesar da grande maioria deles ser em inglês, o site traz conteúdos traduzidos para o português ou com opção de vídeo-aulas legendadas. Desde 2015, também são oferecidas formações desenvolvidas no Brasil pelo Insper, Instituto de Pesquisa e Ensino, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP) e Fundação Lemann.

Conheça os cursos
Explorando os recursos educacionais da Khan Academy: a Khan Academy é um site que oferece ensino personalizado, especialmente de Matemática. O objetivo do curso, que tem duração de seis semanas, é apresentar a plataforma e maneiras de dominar os recursos pedagógicos que ela oferece na perspectiva do professor e do aluno e aproveitá-los para otimizar o aprendizado.

Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação: com duração de dez semanas, a proposta é ensinar como integrar as tecnologias ao contexto escolar e à aprendizagem. O curso também explica o conceito de ensino híbrido, gera reflexões sobre a personalização do ensino e propõe atividades práticas para implementá-lo no dia a dia da escola.

Gestão para a Aprendizagem: Módulo Gestão Estratégica: com foco na rede pública, o propósito deste programa é abordar as dimensões de trabalho do gestor escolar para garantir a aprendizagem dos alunos e apresentar as diretrizes de planejamento estratégico, instrumentos práticos, caracterização da comunidade escolar e plano de ação, por exemplo. A duração é de seis semanas.

 

 

Tags

Guias

Tags

Guias